A Digital Foundry liberou um vídeo bastante detalhado da perfomance técnica de Shadow of the Tomb Raider. Como ressaltado em nossa análise, o canal elogia bastante a parte tecnológica da nova aventura de Lara Croft.

Também em nossa análise, havíamos destacado que “há quedas notáveis [na taxa de quadros por segundo], mas de maneira geral a perfomance está aprovada [no PS4 Pro]”. Agora, com a Digital Foundry, temos os valores precisos. Confira abaixo a versão resumida para cada plataforma:

Xbox One S

  • Resolução: 900p
  • Taxa de Quadros por Segundo: 30 FPS, porém há quedas frequentes

PS4

  • Resolução: 1080p
  • Taxa de Quadros por Segundo: 30 FPS, porém há poucas quedas

Xbox One X
Modo Prioridade na Resolução:

      • Resolução: 2016p
      • Taxa de Quadros por Segundo: 30 FPS, porém há poucas quedas

Modo Prioridade na Taxa de Quadros por Segundo:

      • Resolução: 1080p
      • Taxa de Quadros por Segundo: 60 FPS, porém há poucas quedas

PS4 Pro
Modo Prioridade na Resolução:

      • Resolução: 1872p
      • Taxa de Quadros por Segundo: 30 FPS, porém há menos quedas que o Xbox One X

Modo Prioridade na Taxa de Quadros por Segundo:

      • Resolução: 1080p
      • Taxa de Quadros por Segundo: 60 FPS, porém a variação é grande dependendo do cenário (média de 51 FPS)

Tanto o PS4 Pro quanto o Xbox One X contam com texturas em 4K, o que melhoram os gráficos de uma maneira considerável.

Portanto, de maneira geral, a versão de Xbox One X é a melhor devido à resolução superior e uma taxa mais estável em modo 1080p.

Para os jogadores no PS4 Pro, a Digital Foundry recomenda que se jogue no modo de alta resolução, a fim de terem uma taxa estável em 30 FPS. Caso não se importe com uma taxa dinâmica e não possuir um televisor 4K, o modo que prioriza as taxas pode ser uma boa escolha também.

Em relação ao HDR, a Digital Foundry diz que é uma das melhores experiências que você pode ter nos videogames lançados até hoje com o suporte à tecnologia.

Por fim, a Digital Foundry menciona que há input lag, da mesma forma que Rise of the Tomb Raider tinha em seu lançamento. O canal não entra em detalhes no assunto, mas espera que isso seja solucionado via patches. Não achamos que o input lag fosse tão notável assim em nossos testes (talvez porque jogamos no modo de alta resolução), mas considerando que é um jogo de aventura single-player (e não um multiplayer competitivo), o input lag não deve ser um problema tão catastrófico.

Winz.io