Como já noticiamos, o lançamento do PS5 não foi totalmente livre de problemas. Ainda que quase todos já estão sendo tratados pela Sony ou parecem ter uma solução futura, outros ainda sequer sabíamos a causa do problema.

Quanto ao que alguns jogadores reclamaram sobre Coil Whine (estalo de bobina ou algo similar), o usuário do Twitter @Frank_Supercell suspeitou de ter este tipo de problema e começou a investigar por conta própria, já que no momento era inviável a troca do PS5 com o vendedor. O ruído pode ser conferido abaixo.

Frank decidiu seguir a origem do ruído e desmontou a ventoinha do console. Para sua surpresa, havia uma pedaço de adesivo que se soltou e estava dentro da área da ventoinha, que quando acionada causava o ruído. Frank removeu o adesivo, montou e ligou novamente o console para descobrir que o barulho tinha desaparecido.

Como alguns usuários chegaram a reportar ruídos similares, isso pode ser um problema de manufatura ou exclusivo de um lote em específico. Pode não ser a solução para todos, mas devido ao fácil acesso nessa parte do console, vale a tentativa para solucionar um problema em específico.