Grand Theft Auto

A Rockstar Games, assim como a Naughty Dog, tem um histórico nada agradável quanto às condições de trabalho de seus funcionários. O “crunch”, horas e horas extras próximo ao lançamento de algum jogo, sempre foi uma cultura comum no estúdio durante muito tempo. Logo no lançamento de Red Dead Redemption 2, um artigo do site Kotaku, baseado nas informações de vários trabalhadores, expôs a péssima cultura de trabalho em todos os estúdios da empresa.

O artigo detalhava as horas extras obrigatórias, mudanças contínuas no desenvolvimento que acarretavam em retrabalho, falta de gestão em vários departamentos, pressão por resultados imediatos e muito mais. Após isso, a partir de um email da executiva Jennifer Kolbe, a empresa reconheceu a situação e apresentou aos funcionários pontos chaves que iriam melhorar dali em diante.

De acordo com Jason Schreier em um novo artigo sobre o assunto, 15 funcionários e ex-funcionários foram entrevistados sobre as mudanças na cultura da empresa. De acordo com a maioria, as mudanças aplicadas pelo estúdio ainda estão no início, mas já demostram resultados.

Horas extras agora são opcionais de acordo com os executivos, independente do ponto de desenvolvimento de qualquer projeto. Desde a saída de Dan Houser, que era reconhecido por várias mudanças nos projetos que acarretavam em retrabalho, ajustes repentinos que precisavam de horas extras foram severamente diminuídos. Vários gestores que aplicavam a cultura de “crunch” foram desligados da empresa. Os funcionários podem agora trabalhar em horários flexíveis de acordo com suas necessidades. Os testers da Rockstar Lincoln, baseada no Reino Unido, que sofreram durante as fases de teste de RDR2, foram todos contratados e serão pagos pelas horas extras, que agora são opcionais.

Apesar de tudo, muitos reforçam que são medidas iniciais e que muito ainda deve acontecer no futuro. Alguns ainda citam que gestores e funcionários de cargos mais altos, que são adeptos da antiga forma de trabalho da companhia, ainda estão presentes nos estúdios. Um funcionário citou que, apesar de precisarem melhorar, eles finalmente estão “dirigindo a empresa como uma empresa de verdade”.

Algo que fica a observar é se manterão as mudanças em projetos futuros. O próximo jogo da série Grand Theft Auto já está em desenvolvimento, mas ainda de forma inicial. Devido às mudanças, principalmente ao fato de não quererem forçar os funcionários, o jogo seria numa escala menor comparado aos jogos recentes, mas pelo padrão da Rockstar, ainda seria um jogo bem grande. De toda forma, a intenção é criar um título que seja desenvolvido com o tempo, lançado com um tamanho reduzido e que se expanda com atualizações futuras.

Muito ainda deve acontecer no futuro para sabermos ser realmente a empresa trilha o caminho certo para uma melhor cultura de trabalho. Talvez o próximo GTA demonstre o resultados aplicados pela Rockstar Games.

Winz.io