Você já deve ter conferido aqui mesmo que dois novos troféus tinham surgido para quem tem The Last of Us Part II, e ambos estão relacionados à dificuldade. Para alegria geral dos fãs do game, há ainda várias outras adições que prometem oferecer alguns incentivos a mais para quem está imerso ou estava esperando um bom motivo para retornar à saga de Ellie e Abby. Se você perdeu a nossa análise completa do game, aproveite para conferir aqui.

Primeiramente: quando chega?

A atualização 1.05 será lançada em 13 de agosto com todas as novidades descritas a seguir. O PlayStation.Blog também soltou um artigo com informações do update.

Vamos às novidades:

Dificuldade:

Foi acrescentado um nível a mais na dificuldade, chamado em português de “Punitivo”, tal como já havia no primeiro game da série. Para acessá-lo, é necessário começar uma nova jornada, seja no formato normal, seja no “New Game +”. Assim, não é possível alterar a dificuldade geral para o punitivo de um jogo já iniciado, ainda que dê para customizar, no modo personalizado, alguns aspectos para esse nível.

Também não é possível começar nesse nível e baixar depois, como em todas as demais dificuldades. Ou seja, dentre todos os níveis de dificuldade do jogo, esse é o único que não permite alterações no meio do caminho, algo compreensível para evitar macetes para a conquista do troféu, como alterar a dificuldade só na cena final ou ficar alternando nos momentos de confrontos mais cascudos, como batalhas de chefe. Destaque ainda para o bloqueio das trapaças (descritas mais adiante) para esse modo.

Também há uma nova função de morte permanente, ou permadeath, que pode ser acionada para qualquer uma das dificuldades disponíveis. Há também variantes, que permitem que seja no jogo inteiro (ou seja, morreu uma vez, começa tudo de novo); por ato (a partir da divisão se sequências do jogo, geralmente pelos dias de cada personagem como “Ellie Dia 1” ou “Abby Dia 3”, por exemplo); ou por capítulo (trechos mais curtos dentro de cada ato).

Ou seja, é possível acionar a função sem o risco de perder 20 horas de campanha, por exemplo. Pela descrição, o troféu de bronze permite que se jogue em qualquer uma dessas variáveis. Outra característica importante aqui é que o salvamento manual também fica desabilitado e, portanto, há somente o salvamento automático nos checkpoints definidos no jogo. Isso evita o artifício do save state. Como o próprio jogo avisa, é uma opção para jogadores experientes e que sabem onde estão se metendo.

Troféus:

Como dito na notícia de ontem, ambos os troféus – zerar o game no modo Punitivo e terminar o jogo com a morte permanente acionada – são conquistas extras e não contam para a platina do jogo. Elas não aparecem separadas (como quando há conquistas específicas para DLCs, por exemplo), mas pode ficar tranquilo que são totalmente independentes do pacote original.

Trapaças:

O novo patch adiciona também a possibilidade de acionar alguns facilitadores, chamados de “trapaças” ao jogo em todos os níveis de dificuldade (menos no novo “Punitivo”). Vale lembrar que para liberar cada item da lista, há um custo de pontos ganhos in-game (que até então só serviam para liberar artes conceituais e modelos na galeria). Confira a lista de todos eles:

  • Mundo espelhado – basicamente, como o título diz, espelha todo o jogo;
  • Espelho na morte – espelha a partida depois da morte e fica alternando a cada nova fatalidade;
  • Câmera lenta – diminui a velocidade do jogo facilitando ações e reações do jogador. Facilita, mas pode tornar tudo um pouco tedioso para os mais experientes;
  • Câmera lenta ao atirar – diminui a velocidade somente em momentos de tiroteio. Facilita a precisão dos tiros e a reação quando inimigos vem na sua direção, sem deixar o resto do jogo modorrento. Um bom meio termo;
  • Munição infinita – basicamente, é aquilo que diz. Você só precisa pegar a arma e depois, nunca mais ela fica vazia.
  • Fabricação infinita – Não será necessário coletar mais ingredientes para fabricar itens como molotovs, facas, bombas e todos os demais de cada uma das personagens;
  • Durabilidade infinita para armas brancas – facões, pedaços de madeira, bastões e outros itens melee não quebram nunca;
  • Alcance infinito no modo escuta – a detecção de inimigos e aliados não depende mais da distância dentro de cada área;
  • Disparo único – para qualquer inimigo, basta um único tiro de qualquer arma de fogo e já era. Provavelmente, a opção mais apelona de toda;
  • Toque da morte – qualquer ataque corpo-a-corpo, com armas brancas ou com as mãos nuas, dão cabo de qualquer adversário.

Modificações estéticas:

Há uma série de modificações que acrescentam filtros ao vídeo e ao áudio da partida completa, incluindo até a tela inicial do jogo. Na sua grande maioria, são os mesmos já disponíveis no modo foto, que alteram a temperatura de cor, saturação e tudo mais, como o Noir, Sépia e Inferno, mas há algumas que não estavam lá também. Para o áudio, há alguns modificadores para versões 4 e 8 bits e outros hilários, como os com efeito de gás Hélio (que deixa todo mundo com voz do Alvin e os Esquilos) e o Xenon.

Outras adições complementares e correções pontuais:

  • Opção de ajuste de grão de filme;
  • Desativar opção de modo de escuta;
  • Opção de objetivo de função do sensor de movimento;
  • Opção de exibição do HUD no disparo com arco-e-flecha;
  • Opção de escala de aceleração de objetivo;
  • Opção de escala de potência de rampa de mira;
  • Melhorias de acessibilidade ao encontro do Marco Zero e jogabilidade de corda;
  • Melhorias adicionais de acessibilidade;
  • Corrigidos pequenos problemas com posições de objetivos no Auxílio de Navegação em todo o jogo;
  • Torna a luta contra o chefe no capítulo Marco Zero significativamente mais fácil na dificuldade “Muito Fácil”;
  • O Auxílio de Navegação fornecerá navegação mais segura durante a luta contra o chefe no capítulo Marco Zero;
  • O Auxílio de Deslocamento não permitirá mais corrida automática durante a luta contra o chefe no capítulo Marco Zero;
  • Reformulado como os Sons de Deslocamento funcionam para quebra-cabeças que envolvem balançar em cordas;
  • Com o Auxílio de Deslocamento ativado, você agora saltará automaticamente no pico de um balanço de corda quando apropriado;
  • Corrigido um problema em que os sons do Modo de Escuta Melhorado não eram aumentados/diminuídos corretamente para os inimigos acima ou abaixo de você;
  • Ajustada a forma como certos captadores são detectados com o Modo de Escuta Melhorado para tornar certos itens colecionáveis/áreas escondidas mais fáceis de encontrar. Aplica-se a capítulos:
    – Patrulha
    – Capitol Hill
    – Centro
    – Os Serafitas
    – O Caminho para o Aquário
    – A Cidade Alagada
  • Quando a Marcação de Colecionável estiver habilitada no menu Interface, os itens colecionáveis que já foram obtidos em um jogo anterior não farão barulho no Modo de Escuta Aprimorado nem emitirão pistas de áudio com Sons de Deslocamento;
  • O Modo de Escuta Melhorado não fará mais barulho de armas corpo a corpo piores do que sua arma atual;
  • Anotações agora são consideradas “especiais” para barulhos do Modo de Escuta Melhorado; inspeções e armas brancas não são mais consideradas “especiais”;
  • Quando a Conversão de Texto em Fala está lendo a página de um diário, deslize para cima no touchpad para pular para a próxima entrada;
  • Corrigidos os destaques de conversas interativas que persistiam por muito tempo na exibição de alto contraste;
  • Coleta Automática pega armas brancas automaticamente se o jogador não tiver uma;
  • Corrigidos conflitos de remapeamento de botões adicionais;
  • Corrigidos vários casos em que os indicadores de ameaça sempre ativos não estavam sempre ativados;
  • Correção de vários bugs da Conversão de Texto em Fala, incluindo a não leitura do tempo jogado nos salvamentos e contagem de flechas inadequada;
  • Adicionada uma nova opção para a mira do Sensor de Movimento.

Bastante coisa, não é mesmo? Se você estava procurando uma desculpa (boa ou esfarrapada) para retornar ao universo de The Last of Us Part II, seja para um nível de desafio mais elevado ou para buscar troféus extras, seja para curtir a jornada com algumas facilidades a mais, ou seja ainda para curtir tudo com um filtro estilizado, essa é a sua chance. E, cá entre nós, qualquer motivo para voltar a esse mundo vale a pena.

Artigo feito em base com um acesso antecipado da atualização 1.05 de The Last of Us Part 2 gentilmente cedido pela Sony Interactive Entertainment.