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Zero Escape: The Nonary Games

Atenção: Zero Escape: The Nonary Games é uma compilação de PlayStation 4 e PlayStation Vita dos dois primeiros jogos da série: Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors e Zero Escape: Virtue’s Last Reward. Para maiores informações sobre o segundo título, recomenda-se a leitura de sua análise completa, Zero Escape: Virtue’s Last Reward. Esta análise tratará do pacote e também focará no primeiro jogo, até então inédito para as plataformas PlayStation.

Zero Escape: The Nonary Games é uma compilação de PlayStation 4 e PlayStation Vita dos dois primeiros jogos da série, Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors e Zero Escape: Virtue’s Last Reward. Para jogadores de Vita, o segundo jogo é exatamente o mesmo então lançado no final de 2012 no Ocidente, porém o primeiro jogo da série passou por um remake completo para ser lançado nesta coletânea.

A série Zero Escape ficou conhecida no Ocidente por trazer uma interpretação oriental para uma história que se espelha muito nos filmes da série Jogos Mortais, além de trazer elementos passados de jogos dirigidos pelo diretor Kotaro Uchikoshi, reconhecido no Japão, porém, até então pouco conhecido no Ocidente.

As premissas dos dois primeiros jogos são bem parecidas: nove pessoas são abduzidas para participar de um jogo mortal chamado “Nonary Game”, em que devem resolver problemas e desvendar mistérios, além de lidar com a ameaça de morte vinda não somente do mestre por trás do jogo, como também possivelmente de outros participantes.

Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors, o primeiro jogo da coletânea, traz Junpei, um colegial que é raptado após voltar para casa à noite, e acorda com outras oito pessoas num navio em processo de naufrágio. Descobrindo que tudo faz parte de um jogo, o “Nonary Game”, Junpei e todos os outros deverão passar por portas numeradas com seus relógios, resolver os problemas por trás de cada porta, assim chegando mais próximo da porta “9” e de sua liberdade.

O que até então parece uma história simples acaba ganhando vários desdobramentos e repercussões conforme o jogador vai descobrindo quem é Junpei e como todos se encaixam na narrativa, além de tentar desmascarar “Zero”, o mestre por trás do jogo. Cheio de reviravoltas, abordando temas completamente inesperados de vários campos da ciência, Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors traz momentos excitantes sempre que o jogador pensa que resolveu as questões do jogo.

Os dois jogos da série são considerados visual novels, títulos em que o componente principal é a história, contada através de diálogos e imagens. Ambos trazem puzzles, por sinal, muito bem elaborados, para entreter o jogador entre as cenas da história, que também servem como uma função importante no jogo, porém acabam não sendo o grande foco.

Por falar em diálogo, Zero Escape: The Nonary Games traz pela primeira vez uma dublagem ao primeiro jogo, Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors. Tendo jogado originalmente no Nintendo DS, imaginei que uma dublagem só poderia fazer mal no que até então era uma obra-prima, mas jogando novamente com a dublagem, devo dizer que ela trouxe toda uma nova dimensão à história e aos personagens que faz parecer um jogo completamente novo.

Os gráficos também foram refeitos, não sendo mais os sprites da versão de DS, e sim se assemelhando à arte do segundo jogo, ou até mesmo da versão “novel” lançada para dispositivos iOS em 2013. Além disso, o jogo traz uma nova dinâmica de narrativa, podendo o jogador escolher entre o modo convencional de imagens e texto em caixas de diálogo, ou uma opção mais tradicional no Japão, do texto corrido sendo mostrado diretamente em cima da tela, contando a história de uma maneira mais prolixa, quase como um livro.

Para aqueles que nunca jogaram, Nine Hours, Nine Persons, Nine Doors é uma experiência mais curta em comparação aos outros jogos da série, contando com alguns finais alternativos, em que pode se completar em até 20 horas. Contando com Zero Escape: Virtue’s Last Reward, o pacote traz mais de 50 horas de reviravoltas que deixarão sua cabeça a mil por hora.

Para os jogadores de PlayStation Vita, aqueles que já jogaram o segundo jogo (ou mesmo os dois) anteriormente, fica a decisão se vale a pena “recomprar” o segundo jogo para ter acesso ao remake do primeiro. Particularmente, o remake faz o primeiro jogo parecer uma nova experiência bem familiar, mas talvez pelo valor cheio, para esses jogadores em específico, talvez valha a pena esperar uma promoção.

Veredito

Zero Escape: The Nonary Games traz um pacote imperdível para qualquer fã de boas histórias de mistério, surpreendendo do primeiro ao último minuto, sem perder a atenção do jogador.

 

Sobre a versão de PS4 (escrito por Rodrigo Ribeiro)

A versão do console é, como esperado, idêntica ao do Vita. Sendo que a utilidade do touchpad ao investigar os cenários nas horas de puzzle acaba sendo substituída pelo analógico, o que torna a experiência um pouco menos intuitiva. A qualidade do port é muito bem feita, principalmente considerando a origem da versão original de 999. Os sprites da tela não fazem feio na TV e a dublagem e a trilha sonora só ganham em uma tela maior, apesar de alguns efeitos sonoros e faixas terem um efeito de compressão de áudio.

A escolha entre comprar a versão de PS4 e PSVita depende muito de como o jogador prefere ter a experiência de um visual novel. Pessoalmente, indicaria uma versão portátil, já que a mobilidade e a possibilidade de pausar a história a qualquer momento colabora com a experiência de um jogo do tipo. É quase como um livro, se você parar pra pensar. Infelizmente não há cross-buy e nem cross-save, então o jogador, como os personagens, deverá escolher muito bem a versão que vai pegar, pois não haverá volta depois. No momento do lançamento, a versão de PS4 na PSN BR está R$ 48,00 mais cara que a de Vita, então isso também deve ser levado em conta.

Jogo analisado com código fornecido pela Aksys Games.


 

Winz.io

Veredito

90

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Veredict

Zero Escape: The Nonary Games brings an unmissable package for any fan of good mystery stories, surprising from the first until the last minute, without losing the player’s attention.


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