AnálisesPS3

[PSOne] Final Fantasy VII

Análise

NOME: [PSOne] Final Fantasy VII
FABRICANTE: SquareSoft
PLATAFORMA: ps3
GENERO: RPG
DISTRIBUIDORA: Sony Computer Entertainment / SquareSoft


LANÇAMENTOS
04/06/2009 04/06/2009 16/04/2009


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Disponível na PlayStation Store


Começo hoje um especial sobre o Final Fantasy mais marcante de todos os tempos: Especial Final Fantasy VII. Tenho que iniciar com o clássico título de PS1, Final Fantasy VII, lançado em 1997 e agora disponível para download na PlayStation Store para jogar tanto no PS3 quanto no PSP. Como muitos devem saber, Final Fantasy VII ainda hoje é considerado como o melhor RPG de todos os tempos, e esse fato se deve por ser o primeiro grande RPG japonês criado para chamar a atenção dos outros povos, inclusive os americanos, e a SquareSoft conseguiu a devida atenção. Mas o que leva a crer que, mesmo com todos esses Final Fantasys mais modernos, o VII é o melhor deles? Vamos ver logo logo…

 

 

Pra começar, a história: Todos sabem que todo Final Fantasy da série principal é uma história diferente, o que à torna com possibilidades para inovar sempre, além da grande duração (já estamos na edição XIII). Nessa VII edição, a história gira em torno de Cloud Strife, um ex-SOLDIER que ajuda seus amigos da equipe AVALANCHE a combater a corporação Shin-Ra. Não tem como eu dar continuidade na história sem deixar perguntas, já que essa história talvez seja a mais complexa de todos os Final Fantasys (por isso foi complementada com a Complilação Final Fantasy VII, que conta com Before Crisis: FFVII (celular japonês), Crisis Core: FFVII (PSP), FFVII: Last Order (um OVA em anime), FFVII: Advent Children (filme em CG) e Dirge of Cerberus: FFVII (PS2). Esses são somente os principais.). Se quiser saber mais sobre a história, terá que jogar / assistir todos esses citados. Outros grandes nomes dos RPGs estão nesse título (mesmo você não tendo jogado, com certeza já ouviu o nome deles), como Aeris Gainsborough, Tifa Lockheart, Barret Wallace, Cid Highwing e Vincent Valentine, além do inesquecível e lendário Sephiroth.

Sem dúvida a história é o ponto mais alto do jogo. Se você é o tipo de pessoa que se prende fácil em uma boa história, está no lugar certo, e jogue logo esse título (caso não tenha jogado)! Além disso, durante o jogo, ocorrem perguntas na qual interferem em toda a relação com os personagens. Sendo assim, se você tem um amigo que é bem diferente de você e jogou o jogo, tenha certeza que ele olha os laços dos personagens de maneira totalmente diferente. Que eu me lembre, nunca vi em nenhum outro jogo essa relação entre personagens tão diferente dependendo de simples respostas.

 

 

O estilo do jogo é o mesmo de todo FF: A história começa na cidade principal, até que chega à hora de partir e conhecer o mundo todo. Como em todos os FF, com o decorrer da história, você vai ganhando novos veículos (como sempre, começa com um terrestre, depois um marítimo, e por fim um aéreo). No caso do World Map (mapa do mundo do jogo), a única diferença de FFVII para os Final Fantasys anteriores é que nesse o mundo todo é em 3D (lembrando que FFVII foi o primeiro jogo da série totalmente em 3D). O sistema de batalha não é novidade desde FFIV: Batalhas em turno com o sistema de Active Time Battle (ATB). A única diferença é que nos anteriores era possível até 4-5 personagens controláveis lutando, quanto aqui são somente três. A grande inovação no sistema de batalha fica por conta das ‘materias’, que seria o tipo de equipamento para magias, summons (invocações) e habilidades especiais. Essas ‘materias’ são colocas em slots, e o número de slots varia conforme a arma e armadura equipadas em seu personagem. Quanto mais se usa uma ‘materia’ (ou quanto mais tempo estiver equipada) ela pode ir passando de level, e dependendo da ‘materia’, seu poder pode aumentar consideravelmente. Pra completar, cada personagem possui seu Limit Break (tipo uma forma evoluída dos ‘Desperation Attacks’ de FFVI) que fazem a maior diferença durante as batalhas e que também podem ser evoluídas quanto mais se usar.

 

 

Sobre os gráficos, fica difícil se comentar… Estamos em uma geração HD e dizer que esses gráficos são perfeitos ficaria muito estranho. Mas relacionando a época em que o jogo foi lançado, os gráficos são sim soberbos, sendo um dos melhores do PS1. Vai agora uma dica para você que não suporta gráficos fracos (ou melhor, de jogos mais antigos): Eu também não sou muito de jogar jogos antigos, principalmente pela falta de realismo a qual estou acostumado nos gráficos de hoje em dia, mas tente jogar esse título… O envolvimento com a história e as expressões dos personagens (sim, você consegue sentir o que o personagem sente mesmo eles sendo tão “quadrados” e sem dublagens) destrói qualquer ponto negativo que o visual pode trazer atualmente… Eu garanto! (a menos que você seja uma pessoa fria sem o mínimo de compaixão). Agora sobre as músicas, são da melhor qualidade e todas bem memorávies, mas podem chegar a serem um pouco cansativas (uma música tema para cada personagem, uma música tema para cada situação marcante, uma para batalhas normais, outra para chefes, e assim vai…). Além das músicas ditas anteriormente, as músicas clássicas como o tema principal, ou a tocada no World Map são mesmo inesquecíveis, sem falar da perfeita ‘One-Winged Angel’ (música tema de Sephiroth, que marcou época e a mente de vários fãs).

 

 

No geral, Final Fantasy VII não sofreu muito com a diferença de 12 anos da versão para PS1 até o lançamento na PlayStation Store, mostrando que clássicos de verdade nunca morrem, e merecem ser jogados sempre, independente da sua época. Para finalizar, eu acredito que a explicação do porque Final Fantasy VII é o melhor RPG de todos os tempos seria pela relação envolvente da história complexa e seus personagens totalmente marcantes e carismáticos, além dos gráficos e músicas perfeitos e um sistema de batalha muito pouco enjoativo para os iniciantes. Tudo isso em uma qualidade nunca vista e que só a Square sabe fazer.

Fique ligado nas próximas edições do Especial Final Fantasy VII !!!

 

100%