AnálisesPS Vita

[PSN] Urban Trial Freestyle

Análise

NOME: [PSN] Urban Trial Freestyle
FABRICANTE: Tate Interactive
PLATAFORMA: psvita
GENERO: Corrida, Plataforma
DISTRIBUIDORA: Tate Interactive


LANÇAMENTOS
20/02/2013 20/02/2013 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Nº de jogadores: 1

Tamanho: 164 MB

Troféus


 

 
Urban Trial Freestyle é um jogo sobre Motorcycle Trials, lançado pela Tate Interactive – também responsável pelo lançamento de Urban Trials para a plataforma PSP em 2010. Para quem não conhece o esporte, seu objetivo é completar um percurso cheio de obstáculos com uma motocicleta, no menor tempo e com o menor número de faltas (penalidades) possível.
 
É difícil olhar este jogo e não fazer uma comparação imediata com a série Trials, da RedLynx, lançada recentemente para PCs através do Steam. Pensando nisso, a Tate Interactive resolveu adicionar alguns elementos ao gameplay para tornar a experiência de jogo diferente.
 
Cada pista possui "desafios" que aumentam a sua pontuação na fase, como saltos em distância/altura, alvos a serem acertados e velocidade máxima em um determinado trecho. Além dos desafios, algumas das fases possuem sacos de dinheiro para serem coletados. O dinheiro é utilizado para comprar peças novas, que melhoram os atributos de aceleração, velocidade máxima e controle da sua moto.
 
 
 
O design dos percursos é interessante, com a presença de elementos externos que podem atrapalhar o jogador, como pedras gigantes, contêineres caindo e plataformas móveis. Apesar disso, as fases são poucas e repetitivas. Cada fase é jogada duas vezes. A primeira é no modo "padrão", cujo objetivo é completar o percurso com a maior pontuação, e a segunda é no modo "time-attack", em que é preciso terminar no menor tempo. O sistema de avaliação do jogo não é rigoroso, pois é possível conseguir cinco estrelas (pontuação máxima) em uma fase mesmo a tendo completado com uma ou mais faltas.
 
A física do jogo também compromete a experiência final. A moto é dura e difícil de controlar, fazendo com que alguns obstáculos sejam difíceis de serem transpostos, principalmente nas fases finais do jogo onde a dificuldade aumenta muito em relação às outras fases.
 
As funcionalidades online compreendem os leaderboards, onde é possível comparar as pontuações com a lista de amigos e de outros jogadores, e, nas fases de time-attack, a presença de um Ghost de outro jogador – o que pode causar problemas no jogo, pois o Ghost não é transparente e pode cobrir alguns dos obstáculos presentes.
 
 
 
Na versão do PS Vita (utilizada para fazer esta análise), os controles são feitos apenas via touchscreen. A escolha dos desenvolvedores não foi feliz, pois a interface é lenta e carregada.
 
Como citado no começo da análise, é difícil não fazer uma comparação direta com a série Trials. Mesmo sem fazer a comparação, é possível notar que Urban Trial Freestyle parece um jogo que não foi polido o suficiente antes de ser lançado no mercado.
 
 

 


— Resumo —

+ Gráficos bonitos

Poucas e repetitivas fases
 Física ruim
 Modo online fraco

40%