AnálisesPS3

[PSN] Super Stardust HD

Análise

NOME: [PSN] Super Stardust HD
FABRICANTE: Housemarque
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Shoot 'em Up
DISTRIBUIDORA: Sony Computer Entertainment


LANÇAMENTOS
29/06/2007 29/06/2007 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Definição HD: 1080p (720p se 3D)

Jogadores: 1-2 (cooperativo local)

Leaderboards

Trophies

DLC

3D


Por mais que falemos bem de Super Stardust HD (SSD, para simplificar), a verdade é que muito do interesse pelo jogo veio por causa do sistema de troféus. Lançado originalmente em 2007, SSD foi o primeiro título do console da Sony a receber o hoje obrigatório sistema de conquistas. É bom saber, portanto, que SSD é um ótimo jogo.

 

 

SSD é um jogo no estilo "shoot ’em up" (ou shmup, para os íntimos), nos moldes de Geometry Wars: sua nave se mexe com o analógico esquerdo e atira com o direito. Para destruir as rochas e os aliens que cercam as fases, você tem ao seu dispor 3 tipos de tiros diferentes: um verde triplo que abre em ângulo agudo à frente de sua nave (Rock Crusher), um "lança chamas" (Gold Melter) e um concentrado à frente (Ice Splitter). Esses três tiros são bem diferentes entre si e cada um possui vantagens e desvantagens contra os vários obstáculos do jogo (gelo, por exemplo, é mais facilmente destruído pelo Ice Splitter, enquanto as rochas amarelas sucumbem mais rapidamente ao Gold Melter), podendo ser evoluídos com power-ups obtidos nas fases. Você pode alternar entre os tiros como bem entender usando L1 e R1, e além dos deles, sua nave também pode fazer uma rápida aceleração com R2 e usar uma bomba L2 que destrói tudo que estiver na tela, movimentos ideais para situações de perigo.

 

 

Parece simples? Sim – até certo ponto. Aprender SSD é fácil, mas dominá-lo é difícil. A situação na tela é caótica e o jogo não perdoa deslizes, o que é muito fácil de acontercer nos mundos de SSD, em que sua nave pode viajar em círculos completos sobre qualquer eixo. Suas vidas são escassas e você terá que usar suas ferramentas de forma inteligente. É um jogo que exige estratégia e pensamento rápido do jogador, e assim como os melhores jogos do gênero, SSD faz uso dessa combinação de forma excelente – o jogo é desafiador, mas dificilmente fica frustrante, e este é seu melhor aspecto. É claro que os gráficos são agradáveis aos olhos (embora simples) e a trilha sonora é ótima, mas o grande chamariz do jogo é sua jogabilidade simples e divertida. Se você gosta de "bullet hells" ou do estilo de Geometry Wars, SSD com certeza não o decepcionará.

 

Minha maior (e praticamente única) queixa para com o jogo vem de seus pacotes de Add-Ons. O jogo como vem possui apenas os modos Arcade e Planet (que é idêntico ao Arcade, apenas permitindo a escolha de um planeta ao invés de jogar os 5 de uma vez), e seus modos mais divertidos são obtidos apenas com os pacotes de expansão. Na verdade, até o modo cooperativo em tela dividida necessita da compra de uma expansão. A expansão Solo contém 4 modos de jogo novos, todos ótimos. Time Attack é velho conhecido nosso e dispensa apresentações. Endless é uma espécie de "Escalation", em que você enfrenta desafios progressivamente maiores até enfim morrer, enquanto Survival desafia o jogador a sobreviver o maior tempo possível em um cenário com objetos indestrutíveis. Bomb, pessoalmente meu favorito, desafiia suas habilidades para progredir no jogo usando-se unicamente das bombas (nada de tiros ou boost). O Team Pack adiciona modo cooperativo e competitivo ao jogo, e o recente Impact Mode consiste em usar seu boost através das rochas para obter pontos. Por melhores que sejam as expansões, temos que concordar que SSD vem muito "cru", mesmo com o baixo preço cobrado.

 

 

Super Stardust HD é um ótimo jogo – bonito, com trilha sonora bacana, divertido e viciante, mas que esconde seus melhores modos de jogo na forma de Add-Ons. Se vale a pena? Com certeza vale – é um dos melhores jogos da PSN. Entretanto, talvez ele não seja a melhor escolha para o pacote Welcome Back, tanto em termos de conteúdo quanto de preço, e recomendo que você o pegue apenas se já possuir os outros jogos do pacote. Independentemente de como for obtido, porém, SSD é um marco do PS3 e merece – e muito – ser apreciado.

— Resumo —

+ Belos gráficos
+ Ótima trilha sonora
+ Divertidíssimo e viciante

Poucos modos de jogo
Melhores modos estão disponíveis apenas por DLC

87%