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[PSN] Stealth Inc 2: A Game of Clones

No final de 2014, a Curve Digital lançou o jogo Stealth Inc. 2 exclusivamente para o Wii U, algo que não foi aprovado por muitos fãs. Depois de algum tempo, percebemos que se tratava apenas de uma exclusividade temporária e ele logo foi lançado para todas as plataformas. A Game of Clones mantém os elementos do primeiro jogo, mas consegue inovar de diversas formas.

Assim como o original, você controla um dos clones na tentativa de escapar da indústria onde está sendo fabricado. Para conseguir tal feito, é necessário atravessar diversos puzzles e aprender a sobreviver nesse lugar. Uma coisa que preciso dizer logo no início é como o jogo me impressionou em relação ao antecessor. Os elementos de plataforma e a própria narrativa estão muito melhores.

Quando digo que você controla um clone, não estou brincando. Logo no início, você verá como eles são facilmente descartados e tratados como produtos. Algo que o jogo demonstra muito bem e, apesar da simplicidade, é capaz de causar emoções no jogador. Os clones, mesmo sem muitos detalhes, são carismáticos e ótimos protagonistas.

A principal diferença nesse novo jogo é como as fases são mais amplas e interessantes. No anterior, as fases eram basicamente desafios isolados que você ia completando com determinado tempo. Mesmo que os puzzles fossem extremamente inteligentes, faltava alguma coisa. A Game of Clones melhora muito esse aspecto e agora as fases possuem grandes áreas exploráveis entre as salas de desafios.

Os desafios são inúmeros e vão desde solucionar um puzzle até desviar de câmeras de segurança ou conseguir passar por inimigos sem ser visto. O jogo, assim como o antecessor, é todo envolto em mecânicas de stealth. A todo o momento você pode ser visto ou morto, e essa sensação de urgência ajuda no clima do jogo. É impossível não pensar em Splinter Cell quando o clone está no escuro e a única coisa que vejo são os olhos verdes. Homenagem ou inspiração? Não importa, Tom Clancy ficaria orgulhoso.

O design das fases está incrível e muito melhor que no primeiro. A solução de um puzzle, muitas vezes, é óbvia e passará despercebida. Não que isso seja um ponto negativo, mas quando isso acontece, não sinto que tenha sido culpa minha, e sim do jogo. As fases também são muito interessantes e existe mais diversidade nos níveis. Cachorros-robôs, máquinas assassinas, ventiladores, cartazes, segredos… o jogo raramente se torna ‘chato’. Uma coisa que existe nos diversos níveis, e que gosto bastante, são as mensagens espalhadas pelo cenário. Elas são dicas sobre como passar devidos desafios, mas muitas vezes são carregadas de um humor extremamente cruel.

O jogo também é recheado de segredos e agora possui diversos upgrades que podem ajudar na sua jornada. Upgrades também servem para visitar novas áreas espalhadas pelo cenário. Mas no final de tudo, o seu melhor amigo é a escuridão. Você vai querer ficar invisível a maior parte do tempo e assim evitar ser detectado e morto.

Stealth Inc. 2 está muito mais bonito que o seu antecessor, e isso é visível tanto no PlayStation 4 quanto no PlayStation Vita. Os diversos detalhes no cenário, os clones, as luzes e até a própria movimentação está mais bonita e agradável. Os efeitos sonoros, apesar de poucos, são bem feitos e não chegam a ser chatos e incômodos.

A dificuldade pode ser algo assustador no começo, mas acredito que a curva de aprendizado esteja mais adequada com o gênero do que no primeiro jogo. Você ainda vai morrer muito e, às vezes, vai querer jogar o controle ou o Vita no chão, mas no final vai abrir um sorriso enorme e se achar o melhor clone da PTi Industries.

Em resumo, o jogo é muito bom e garante diversas horas de diversão. Ele ainda conta com a opção de cross-buy entre as três plataformas e está muito bom no Vita. Os leaderboards também estão presentes para que os jogadores possam bater recordes de tempo. Existe também um editor de estágios e a opção de compartilhá-los na rede, o que garante uma extensão enorme do fator replay.

Veredito

Stealth Inc. 2: A Game of Clones é um enorme avanço em relação ao seu antecessor. O jogo consegue manter um raro equilíbrio entre stealth, plataforma e puzzles. Apesar da dificuldade bastante elevada em alguns pontos, é recompensador e mantém o jogador interessado até o final. Vale a pena conferir se for fã de qualquer um dos gêneros apresentados e, definitivamente, é recomendado para quem gostou do original.

Jogo analisado com código fornecido pela Curve Digital.

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Veredito

85

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