AnálisesPS Vita

[PSN] Sound Shapes

Análise

NOME: [PSN] Sound Shapes
FABRICANTE: Queasy Games / SCE Santa Monica Studio
PLATAFORMA: psvita
GENERO: Plataforma / Musical
DISTRIBUIDORA: Sony Computer Entertainment


LANÇAMENTOS
15/08/2012 15/08/2012 27/09/2012


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução: qHD

Cross-Buy e Cross-Save (PS3)

Jogadores: 1

Troféus

DLC

Espaço necessário: 1 GB


Nota: Sound Shapes também existe para o PS3 e é um título cross-buy, inclusive contando com cross-save. A análise foi escrita baseada na versão de Vita.

Sound Shapes é um jogo de plataforma musical. Ele é dividido em três opções básicas: as fases criadas pelos desenvolvedores, a opção de você criar a sua própria (e compartilhar, além de conferir outras criações) e a "Beat School".

Você é uma pequena bola amarela que gruda nas superfícies. Segurando um botão, você retira essa propriedade de se grudar e aumenta a velocidade. Fora isso, temos o botão de pulo. Como podemos ver, os comandos são extremamente simples. Os objetivos? Coletar os itens nas fases e seguir para o seu final. Cada "item" coletado na fase é uma nota adicionada à música. Portanto, quando você chega no final da tela e se coletou todos os itens, a música estará tocando como deveria inicialmente. Por isso o nome do jogo: o som vai se moldando conforme você joga.

As fases são bem variadas e apresentam um desafio interessante de plataforma. Há, inclusive, colaborações de Deadmau5 e Beck, que valem ser destacadas. Depois de completá-las, há uma outra espécie de desafio que consiste em coletar os itens em menor tempo possível.

O "Beat School" é um desafio que o jogo oferece aos seus ouvidos. Há uma planilha de 16×9 quadrados (confira exemplos em nosso Trophy Guide. Você deve inserir uma quantidade de notas nos quadrados a fim de reproduzir o som que você está escutando. O som é diferente em cada linha, portanto você deve identificar que som está escutando e em que ritmo ele se encontra. É um desafio único e interessante.

Por fim, o modo de criação é onde os jogadores que gastam seu tempo em LittleBigPlanet vão gastar em Sound Shapes. As possibilidades são imensas (o game ensina o jogador logo no início como criá-las) e basta uma busca rápida nas fases disponíveis e compartilhadas que você verá a criatividade das pessoas. Além de "tematizar" a fase, ela consegue reproduzir a música tema com os itens a serem coletados. Um exemplo aleatório com a Green Hill Zone de Sonic pode ser conferido clicando aqui.

Sound Shapes é um excelente título e precisa estar em sua coleção digital. Apesar do conteúdo single-player acabar logo (e os DLCs lançados são coisas apenas para o modo de criação e "Beat School"), você pode passar bastante tempo jogando as fases criadas. O único problema de Sound Shapes, talvez, seja sua simplicidade, oferecendo poucas formas de desafio ao jogador (como os próprios "challenges" do game – eles só são difíceis por causa do tempo, e ainda assim não são tão difíceis).


Texto publicado originalmente no artigo "Mini-análises #4". Clique aqui para conferi-lo.

95%