AnálisesPS3

[PSN] Pac-Man Championship Edition DX

Análise

NOME: [PSN] Pac-Man Championship Edition DX
FABRICANTE: Namco Bandai
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Arcade
DISTRIBUIDORA: Namco Bandai


LANÇAMENTOS
24/11/2010 24/11/2010 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Disponível na PlayStation Store

Nº de Jogadores: 1

Definição HD: 720p

Leaderboards

Troféus


Como mudar uma fórmula já bem estabelecida? Pac-Man surgiu em 1980 e desde então deu origens a dezenas de jogos, a maioria deles muito parecidos, com a exceção das sofríveis tentativas de criar jogos de ação/aventura tridimensionais. A essência de Pac-Man está em tabuleiros bidimensionais e em comer bolinhas, frutas e fantasmas. É uma fórmula difícil de inovar, mas Pac-Man Championship Edition DX conseguiu fazer isso com maestria.

Eu nunca fui um fã de Pac-Man. Sempre tentei gostar do jogo em suas mais diversas encarnações, mas sempre parecia que faltava algo. Em Pac-Man Championship Edition DX (vou chamá-lo apenas de "DX" daqui em diante) encontrei esse algo. Desde a primeira partida que joguei percebi que o jogo é especial. Além da já mencionada fórmula tradicional, DX acrescenta algumas novidades que ao mesmo tempo fazem o jogo se manter fiel à sua tradição e trazem inovações que fazem toda a diferença.

O objetivo principal ainda é comer bolinhas e frutas espalhadas pelo mapa enquanto se desvia dos fantasmas que surgem do centro do mapa. Caso você consiga comer uma bolinha especial, os fantasmas ficarão atordoados e você poderá comê-los também. Até aí nada de novo. Mas o jogo acrescenta fantasmas "adormecidos", que ficam espalhados pelo labirinto e que são acordados quando se passa ao lado deles. Conforme se avança em um mapa, mais e mais fantasmas vão surgindo e começam a perseguir você. Em pouco tempo, há dezenas de fantasmas multicoloridos perseguindo você a uma velocidade crescente, e você deve tomar cuidado com eles ao mesmo tempo em que tenta comer a maior quantidade de itens possível e acumular mais e mais pontos.

A velocidade crescente mencionada no parágrafo anterior também é uma das inovações do jogo. Conforme se come bolinhas e fantasmas o jogo fica mais e mais acelerado, com um indicador de velocidade no centro inferior da tela mostrando em qual nível você se encontra. No geral, você começa na velocidade 1, e ela vai aumentando gradualmente. Em poucos minutos é possível chegar em velocidades insanas, na casa dos 40 ou 50, e é aí que o jogo realmente brilha. É tudo muito rápido e você deve ter reflexos velozes pra navegar pelos labirintos, escapar dos fantasmas e comer bolinhas. Conforme se avança os mapas também vão se alterando, com caminhos surgindo e desaparecendo, tornando tudo cada vez mais desafiador. Não há tempo para pensar, só para agir.

Caso você não aja rápido o suficiente, poderá ser cercado por fantasmas e terá que utilizar uma bomba que manda os fantasmas que estão te seguindo de volta para o centro do mapa por um tempo, permitindo que você tenha alguns segundos de alívio. Contudo, fazer isso diminui seus multiplicadores de pontos e a sua velocidade. Caso seja acertado por um fantasma você irá perder uma vida e os dois fatores mencionados também serão reduzidos.

Contudo, uma outra nova mecânica de jogo tenta te ajudar a evitar que ambos esses casos aconteçam. Quando um fantasma chega realmente perto de Pac-Man o jogo dá zoom no personagem e entra em slow-motion, permitindo que você tenha 1 ou 2 segundos de velocidade reduzida para calcular seu próximo movimento, de preferência escapando para longe dos fantasmas. É um excelente recurso e foi muito bem implementado. Quem jogar pode confirmar as inúmeras vezes em que ele permitiu que o jogador escapasse de uma situação mortal.

Os gráficos do jogo são ótimos, nas limitações de um jogo de Pac-Man, é claro. As cores são vibrantes e bem destacadas, há muitos efeitos de luzes em ação o tempo todo, e ainda é possível customizar extensivamente o visual de onde se joga. É possível escolher entre 8 tipos de visual para os labirintos e 8 visuais para Pac-Man e os fantasmas. Os visuais vão de luzes neon a elementos pixelados, passando por um visual tridimensional no maior estilo Pac-Mania. O jogo permite que se combine qualquer visual de fundo com qualquer modelo de personagens, então é fácil encontrar alguma combinação que o agrade, especialmente porque algumas facilitam e outras dificultam a diferenciação entre os objetos da tela, que podem ficar bem parecidos quando o jogo está nas velocidades máximas.

As músicas e os efeitos sonoros só contribuem para a ação do jogo. São poucas faixas, mas todas combinam perfeitamente com o jogo e empolgam nos momentos de tensão. Conforme a velocidade aumenta, as músicas acompanham e os efeitos sonoros idem.

Há alguns modos de jogo, mas sem muitas diferenças entre eles. No Time Attack você tem um certo tempo para coletar uma determinada quantidade de frutas. O Score Attack vem em variações de 5 e 10 minutos e nesse tempo você deve fazer quantos pontos puder. O Ghost Combo serve para você tentar comer a maior quantidade seguida de fantasmas sem deixar o efeito de atordoamento terminar. São 9 diferentes "mundos", sendo que somente o primeiro está inicialmente disponível, e cada um possui mapas diferentes. As únicas diferenças estão no layout dos labirintos, então não espere maiores mudanças entre eles.

DX é um jogo ideal para aqueles momentos em que não se quer jogar mais nada e o que você busca é uma diversão rápida e simples. Com isso, contudo, vem o fato de que o jogo é, basicamente, "só isso". Você destrava mundos e mapas diferentes, mas são todos variações da mesma coisa. Com o tempo o jogo pode ficar repetitivo para alguns, mesmo para aqueles que tiveram uma ótima impressão inicial.

Pac-Man Championship Edition DX é um jogo sensacional e merece cada centavo que você investir nele. É um jogo que não tenta inventar demais mas que ainda assim traz novidades muito bem vindas. Ele deve agradar tanto fãs da série quanto aqueles que nunca foram fisgados pela bolinha amarela. Contudo, ainda assim haverá aqueles que não se convencerão. A esses eu digo: ao menos experimentem a demo (gratuita) do jogo. Vocês podem ser surpreendidos positivamente.

 

— Resumo —

+ Visual vibrante e colorido
+ Customização dos cenários e personagens
+ Novos elementos na jogabilidade
+ Pode agradar quem não é fã da série

Diferentes "mundos" são apenas variações da mesma coisa
Fórmula pode cansar depois de um tempo

94%