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[PSN] Oddworld: New 'n' Tasty!

Oddworld: New 'n' Tasty! é uma recriação do jogo Oddworld: Abe's Oddysee, lançado para o primeiro PlayStation em 1997. Gostaria de deixar claro já de início que eu não joguei o game original, então preparem-se para uma análise voltada para o lugar que New 'n' Tasty! ocupa como um jogo sendo lançado em 2014, e não tanto como um remake.

Oddworld: New 'n' Tasty! conta a história de Abe, um mudokon escravo numa fábrica de comida. Cada produto oferecido por essa indústria é criado à base de animais daquele mundo, e a prática excessivamente predatória desse processo acabou por fazer desaparecer ou rarear a maioria das espécies, o que comprometeu os lucros. É aí que Abe descobre os planos de uma nova fonte de carne para a fábrica: os mudokons. A notícia o deixa em choque e desesperado para fugir. A missão do jogo é basicamente fazer o protagonista escapar da ameaça e salvar todos os seus companheiros de escravidão.

O mundo de New 'n' Tasty!, pelo que pode ser depreendido da descrição feita acima, é um lugar cruel, em que a lei da exploração do mais fraco pelo mais forte é extensiva e predatória. Com essa proposta, o jogo tem um forte teor de crítica social, com claras mensagens sobre exploração de trabalhadores – os quais, se não geram lucros suficientes com seu trabalho, tornam-se o próprio produto – e sobre desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente e às espécies que habitam nosso planeta.

Há também outros discursos que habitam o jogo, mas se mantêm num tom mais baixo, contudo, ainda perceptível. A chamada odisseia de Abe é quase uma descoberta pessoal e espiritual que é desenvolvida somente após abandonar o dia a dia – um dia a dia em que o próprio Abe se destacava, sendo funcionário do ano na fábrica. Além disso, o fato de Abe liderar a fuga de seus companheiros e entrar em contato com a cultura antiga dos mudokons, em grande parte estabelece uma ligação com a religião judaica, com um paralelo a Moisés.

Apesar de todos esses conteúdos sérios e do visual meio soturno da estética do jogo, New 'n' Tasty! não é livre de humor e, na verdade, ele está um pouco por toda parte, mas sempre com um tom meio sádico, envolvendo a destruição dos inimigos – sempre acompanhada de risadas de Abe – ou as trapalhadas do protagonista, como esmagar sua cara na parede ao correr em direção a ela. A relação entre design dos personagens e dublagem também reforça essa atmosfera: Abe tem a boca costurada e anda com poucas roupas, num sinal do controle de seus chefes sobre ele, mas sua voz é estranhamente fina, o que a torna sempre divertida de ouvir. O mesmo vale para outros personagens do jogo. New 'n' Tasty! consegue, assim, uma excepcional harmonia de humor e seriedade, com um vindo diretamente do outro, e é sempre divertido e interessante acompanhar cada minuto da jornada.

Em termos de estrutura de jogabilidade, Oddworld: New 'n' Tasty! é um título que mistura puzzle e plataforma, com alguns elementos de stealth, num cenário 2D com panos de fundo ricos que afetam, além de beleza e detalhismo bem grandes, um universo 3D. Dentro desse paradigma, os tipos de cenário são bem variados: temos trechos na fábrica, bem como em espaços abertos e em cavernas. O andamento deles também varia, com certos momentos bastante velozes – como aqueles em que se cavalga o animal elum –, enquanto outros são mais lentos e cadenciados, especialmente no final do jogo.

O que é preciso destacar acima de tudo sobre a estrutura de New 'n' Tasty! é que ela é dividida em duas partes: a obrigatória e a extra. A primeira seria aquilo que tradicionalmente é necessário para terminar o jogo. Nesses trechos, poucos serão os mudokons encontrados e salvos. O que está em jogo é cumprir a missão de Abe, escapar, explorar templos, solucionar puzzles. Considerando apenas esses segmentos do jogo, New 'n' Tasty! é relativamente fácil e não apresenta quase desafio nenhum.

Escondidos em diversos trechos da parte obrigatória estão os segmentos extras do jogo, e são eles que realmente interessam: lá está a maioria imensa dos mudokons a serem salvos e é onde a inteligência e o desafio dos puzzles do game aparecem. Um exemplo: na primeira fase do jogo, existem 70 mudokons para serem salvos. Seguindo exclusivamente o caminho necessário para avançar de fase, o jogador ajuda apenas 20. Outros 50 estão escondidos em passagens secretas espalhadas pelo cenário ou atrás de cortinas de vapor.

O jogador que New 'n' Tasty! quer é o obcecado por passagens secretas, por aproveitar cada centímetro do cenário, que vasculha cada canto. Se esse não for o perfil do jogador, ele terá uma experiência apenas boa e o pior final. Quem ingressar no universo do jogo com os olhos de detetive e uma paixão por puzzles, vai encontrar um jogo excepcional e o melhor final.

Via de regra, os trechos secretos são fáceis de encontrar – com exceção dos escondidos no vapor. O importante é entender com rapidez as convenções do jogo para perceber que tipo de parede pode esconder uma passagem, qual precipício é falso, etc., e isso nem sempre é visível de início, especialmente na primeira fase. Felizmente, o game é bastante liberal na hora de rejogar certos capítulos, e o jogador pode repetir um capítulo do início sem medo de que seu progresso mais adiante seja apagado. Ou seja, New 'n' Tasty! quer que você jogue múltiplas vezes, mas não quer que você gaste tempo à toa ou desperdice seu esforço.

Uma vez encontrada uma passagem secreta, o jogo apresenta uma sala, geralmente pequena – em oposição aos ambientes largos do caminho principal –, com um puzzle a ser resolvido. É aí que o jogador deve dominar todas as regras do jogo (que ele provavelmente praticou com mais facilidade no trecho obrigatório) e aplicá-las com perfeição num trecho de alto risco.

Os perigos são vários nesses momentos, principalmente porque tanto Abe quanto os outros mudokons têm pouquíssima tolerância a ferimentos. Na verdade, um mudokon normal morre com apenas um tiro. Na dificuldade normal, Abe suporta alguns ataques, mas não muitos; na dificuldade máxima, qualquer golpe o mata. Essa fragilidade faz com que o jogador precise observar cuidadosamente todo o cenário e saber quando e como se expor para utilizar as habilidades de Abe.

No geral, o protagonista tem algumas habilidades muito úteis, sendo a principal a capacidade de controlar a mente de um inimigo. O processo de colocá-lo sob controle pode ser impedido por certas máquinas, além de ser demorado e, na prática, só ser possível se Abe não estiver no mesmo plano que o alvo. Do contrário, leva bala. Uma vez dominado, o inimigo pode ser usado para matar outros adversários, desativar armadilhas, cair nelas ou simplesmente explodir.

Além da habilidade principal, Abe pode usar bombas ou alavancas que desencadeiam ataques sobre os adversários, ou até mesmo usar stealth para passar despercebido por eles, e este é um ponto central na estrutura de New 'n' Tasty!: existem diversas formas de resolver os puzzles – a maioria deles, pelo menos – o que fornece muita liberdade ao jogador e faz toda a experiência parecer mais complexa. A própria curva de aprendizado do jogo é bastante razoável e coerente, fornecendo sempre ao jogador o sentimento de que cada desafio está dentro de suas capacidades, caso ele pense o bastante.

Uma vez resolvido o puzzle, basta a Abe cantar perto de um bando de pássaros que voam em círculo e uma passagem para a liberdade se abrirá para os mudokons. Nem sempre, entretanto, isso bastará: por vezes será necessário utilizar comandos para guiar corretamente seus companheiros. Para que um deles siga Abe, é necessário dizer para ele seguir o protagonista. Saber quando e para onde guiar os mudokons é uma parte essencial.

Durante os puzzles do jogo, erros são esperados e cada um destes tem consequências sérias: Abe pode morrer, um mudokon pode ser baleado, etc. Por isso, checkpoints automáticos são essenciais e New 'n' Tasty! é bastante justo em relação a eles. Em adição a isso, existem mecânicas de quick save e quick load ligadas ao touch pad. Graças a isso, trechos verdadeiramente cruéis são rapidamente retomados, evitando que o jogador precise refazer todos os passos da resolução dos puzzles. É uma habilidade que muitos jogadores autoproclamados hardcores não gostarão; no entanto, como é uma mecânica opcional, basta não usá-la.

Ao final do trajeto, o jogo fornece uma ótima sensação de desafio cumprido, e mais: não é cansativo para rejogar. Sendo um jogador que raramente volta a um game já finalizado, New 'n' Tasty! me surpreendeu por parecer sempre novo e pouco cansativo, seja no próprio andamento do jogo, com puzzles sempre novos e inimigos variados, seja no ato de rejogar certa fase: quando se sabe a solução de certos trechos, é como se o game permitisse ao jogador correr para poder se dedicar a descobrir os segredos.

Por fim, cabe falar que o jogo apresenta modo cooperativo, mas ele é alternado, e não simultâneo: quando um jogador morre, o controle passa ao outro. É um conceito de cooperativo pouco usado nos dias de hoje, então é bom entender do que se trata antes de efetuar uma compra baseada nesse elemento.

Veredito

Oddworld: New 'n' Tasty! é um excelente jogo, com uma atmosfera rica e cheia de significados, e uma jogabilidade divertida, viciante e inteligente, com grande incentivo para rejogar e explorar tudo. É um jogo indispensável do console para fãs de plataforma e puzzle.

Jogo analisado com código fornecido pela Oddworld Inhabitants.

 

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95

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