AnálisesPS Vita

[PSN] Mutant Mudds Deluxe

Análise

NOME: [PSN] Mutant Mudds Deluxe
FABRICANTE: Renegade Kid
PLATAFORMA: psvita
GENERO: Ação / Plataforma
DISTRIBUIDORA: Renegade Kid


LANÇAMENTOS
Não disponivel Não disponivel Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução: qHD

Jogadores: 1

Troféus

Cross-Buy (PS3/Vita)

Cross-Save (PS3/Vita)

Espaço necessário: 36 MB


Mutant Mudds é um título lançado originalmente para o Nintendo 3DS (via eShop, ou seja, digital) no início de 2012. Em seguida, o jogo recebeu versões para outras plataformas, como PC, iOS e Wii U (com a adição do sub-título "Deluxe"). Finalmente chega agora ao PS3 e Vita (com cross-buy).

Mutant Mudds Deluxe é um jogo de plataforma bastante simples. Antes de falarmos do gameplay, temos uma pequena história a ser comentada: o início mostra duas pessoas, uma sendo o nosso protagonista (Max), sentadas em uma sala de uma casa. Um meteoro atinge a Terra a há uma invasão de alienígenas "de lama". Equipado com uma pistola d'água e um jetpack, Max parte em uma jornada para impedir esses aliens, coletando todas as "Water Sprites" espalhadas pelo mundo.

Como dito anteriormente, o gameplay de Mutant Mudds Deluxe é muito simples. Max pula (e flutua), agacha, anda e atira. Só isso. É tão simples que o jogo "demora" para ficar difícil.

O objetivo, como qualquer jogo de plataforma, é coletar itens e terminar a fase. Aqui existem 100 diamantes que devem ser pegos em cada fase. No caminho você encontrará inimigos que seguem um padrão de movimento. Desvie, mate, pule, flutue (com o jetpack), colete os itens e acabe a fase.

Há algumas mecânicas que claramente foram feitas para aproveitar o 3D do Nintendo 3DS, mas que aqui atrapalham um pouco. No caso, as fases podem conter três planos. Através de uma plataforma específica (ou de outras maneiras mais adiante no jogo), você pode ir "para o fundo" ou "para frente". A câmera continua fixa nesse caso, portanto você verá Max gigante ou pequeno quando comparado com o plano "neutro". O plano "do fundo" pode ser irritante, pois além de ser pequeno, pode ser difícil de enxergar.

O jogo possui 60 fases. 20 são fases que você pode acessar no "hub". Em cada uma delas há uma fase secreta, portanto outras 20 estão aqui. Por fim, há 20 fases "fantasmas" e com inimigos que só morrem com uma arma especial.

Ainda sobre essa "arma especial", o jogo possui upgrades destraváveis, assim como personagens. No caso dos upgrades, eles são essenciais (há apenas três, e você deve escolher qual quer usar) para conseguir alcançar as fases secretas.

E Mutant Mudds Deluxe é isso. É um jogo simples de plataforma, que em sua própria descrição define como sendo um "12 bits", ou seja, algo que tenta buscar uma nostalgia entre os 8 e 16 bits. O jetpack deixa os elementos de plataforma muito simples e "corrigíveis", fora que há um checkpoint em cada fase. Para se ter ideia, há um tempo limite para acabar uma fase de 4 minutos. Se você morrer (pode levar 3 acertos para que isso aconteça ou cair de um abismo) e já tiver passado pelo checkpoint, além de recuperar a vida, o tempo volta a ser 4 minutos. Ou seja, Mutant Mudds Deluxe é muito fácil.

Claro, as fases finais exigem um pouco mais de você – pulos mais calculados e observar bem os padrões dos inimigos. Mas tudo se torna simples quando se tem paciência.

Mutant Mudds Deluxe é um jogo simples e divertido. Pelo seu preço (9,99 dólares no lançamento), o conteúdo é totalmente correspondido com suas 60 fases. Poderia ser mais difícil, principalmente por causa do jetpack e de seus inimigos que parecem mais armadilhas do cenário do que inimigos verdadeiros, mas isso é compensado com a diversão que proporciona com o restante dos elementos de gameplay.

Versão para PlayStation 3


Esta análise foi baseada na versão de Vita. Porém, o título também existe para o PS3. Ele é basicamente o mesmo jogo e com os mesmos comandos (afinal, nenhuma característica do Vita, como sua tela de toque, é usada).

Vale lembrar que existe cross-buy (comprando a de Vita ou a de PS3, você ganha a outra versão) e cross-save (salve o seu save em nuvem nas opções do jogo e continue na outra plataforma). A lista de troféus, porém, é a mesma para os dois consoles.

Jogo analisado com código fornecido pela Renegade Kid.

— Resumo —

+ Gameplay simples e divertido
+ Bastante conteúdo pelo preço oferecido

Fácil demais
Inimigos

80%