AnálisesPS3

[PSN] ibb and obb

Análise

NOME: [PSN] ibb and obb
FABRICANTE: Sparpweed
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Plataforma / Puzzle
DISTRIBUIDORA: Sparpweed


LANÇAMENTOS
14/08/2013 14/08/2013 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Número de jogadores: 1 a 2 (local e online)

Espaço necessário: 1 GB

Troféus (sem platina)

Headset


ibb and obb é um jogo de plataforma e puzzles com um foco grande em cooperação. Você controla dois personagens que podem andar em dois planos diferentes: o plano superior, no qual a movimentação é a tradicional de um jogo de plataforma, e o plano inferior, no qual você anda de cabeça para baixo. ibb and obb (i&b daqui em diante) pode ser jogado por apenas um jogador, mas tenha em mente que este é um jogo pensado e executado com co-op em mente.
 
 
 
As fases oferecem desafios e puzzles que envolvem o uso inteligente dos dois planos, e você pode alternar entre ambos utilizando alguns portais espalhados pelas fases. A física é parte significativa do jogo, pois aprender a usar a inércia dos pulos para atravessar as fases do jogo é essencial: quando você atravessa algum dos portais entre os planos, a sua velocidade é mantida, e você deve usar isso a seu favor. Pense em alguns dos puzzles de Portal para você ter uma ideia do que esperar aqui.
 
O jogo possui uma grande fluidez no seu progresso: não há interrupções entre as fases do jogo; ao terminar uma fase, você chega a uma tela indicando que ela terminou, mas você não precisa parar de se movimentar: caso deseje, pode só continuar em frente para a próxima fase, sem loadings nem mudanças bruscas. As fases também oferecem diamantes colecionáveis e algumas fases-bônus secretas para quem conseguir encontrá-las, então há bastante o que fazer aqui para quem quiser se dedicar.
 
Visualmente, i&b é muito bonito. Ele utiliza um esquema de cores simples, fortes e cheias de gradiente, criando um visual único e bem característico. As diversas fases ao longo do jogo possuem visuais diferentes, e algumas das fases secretas possuem gráficos ainda mais vibrantes.
 
 
 
Os comandos são os mais básicos possíveis: use o analógico para se movimentar para os lados e aperte-o para cima para pular quando você está no plano superior, e para baixo quando você está no plano inferior (os comandos mudam um pouco no co-op). Não deixe a simplicidade dos comandos enganá-lo: i&b é um jogo extremamente difícil e tem muito potencial para frustrá-lo, especialmente quando você joga sozinho.
 
Com apenas 1 jogador, i&b utiliza um esquema de controles que vai exigir 110% da sua coordenação motora: o analógico esquerdo controla ibb (o monstrinho verde) e o direito controla obb (o personagem rosa). Você deverá controlar os dois ao mesmo tempo e deverá coordená-los para superar as seções de plataforma do jogo e para resolver os puzzles ao longo dele.
 
É difícil enfatizar o quão complexo esse esquema de controles é, pelo menos para mim. Mesmo depois de várias horas de jogo, eu ainda me confundia diversas vezes quando precisava realizar ações mais complicadas. Imagine um cenário: você deve utilizar os dois personagens para pular um inimigo, e então deve separá-los: um personagem deve ficar desviando de um inimigo invencível, enquanto o outro pula entre plataformas para poder chegar ao ponto fraco deste inimigo e derrotá-lo. Você, sozinho, deverá coordenar os esforços de ambos, e se você imagina que isso seja difícil, eu posso afirmar que é ainda mais do que parece.
 
 
 
Alguns momentos do jogo podem ser realmente frustrantes, não porque você necessariamente joga mal ou porque o jogo é muito apelativo, mas pelo simples fato de que para algumas ações a necessidade de coordenação beira o sobre-humano. Em certo ponto de uma das fases iniciais eu contabilizei as minhas mortes tentando passar de um pequeno desafio, e eu sinceramente perdi a conta depois da 40ª falha. O jogo oferece alguns checkpoints ao longo das fases, mas alguns são mal posicionados e fazem você voltar muito caso morra, o que pode causar ainda mais irritação.
 
Jogando de 1 jogador, os pulos são feitos nos analógicos, como já dito. O problema disso é que você perde muito a precisão por ter que pular usando o mesmo botão de andar: algumas vezes você só quer ir para cima, mas acaba indo um pouco para os lados por inclinar o analógico apenas 1 milímetro, e acaba falhando em algum pulo por isso.
 
O problema é que eu não vejo outra forma de você controlar dois personagens ao mesmo tempo no jogo sem usar os analógicos. É a única solução para existir um single-player no jogo, e a desenvolvedora merece reconhecimento por pelo menos oferecer esta opção. Só penso que os pulos, por exemplo, poderiam usar os botões L/R ao invés de também dependerem dos analógicos, e não ter a opção de escolher este esquema de controles é uma pena.
 
 
 
Contudo, se você puder jogar com alguma outra pessoa, i&b se torna um jogo totalmente diferente. É possível jogar com outro jogador localmente ou online através da PSN. De absurdamente frustrante, o jogo passa a ser difícil e desafiador, pois você só precisa se preocupar com 1 personagem agora, controlado com o analógico esquerdo. Como bônus, quando você joga co-op o pulo não mais é feito no analógico e passa a ser feito com X, o que também diminui e muito as dores de cabeça ao jogar.
 
O co-op online pode ser jogado com amigos ou com pessoas aleatórias e tem suporte a headset, e ele é praticamente obrigatório para que você coordene os esforços para superar as fases do jogo. No co-op o analógico direito permite “pintar” desenhos na tela, permitindo alguma forma de comunicação mesmo quando você não pode conversar com seu companheiro.
 
 
 
Porém, o online sofre de alguns problemas técnicos significativos para nós brasileiros: os servidores mais próximos estão na América do Norte, e nos testes que eu fiz com o Ivan, mesmo nós dois possuindo ótimas conexões com a Internet, nos deparamos com bastante lag e com personagens “pulando” por toda a tela quando o atraso na rede aumentava um pouco. Este problema não acontece a todo instante, e nem sempre atrapalha muito, mas ele existe e incomoda.
 
ibb and obb é um jogo que deve ser apreciado de dois jogadores. Apesar de oferecer um modo para 1 jogador, ele beira o impossível para ser finalizado desta forma. Não tenha dúvidas: se você pretende jogar sozinho, é muito alta a probabilidade de você não conseguir terminar o jogo. Contudo, caso possua alguém com quem jogar, ibb and obb oferece algumas boas horas de diversão e desafio.
 
 
 

— Resumo —

+ Muito bonito
+ Uso da inércia para superar desafios
+ Colecionáveis
+ Fases-bônus secretas
+ Co-op local e online


Extremamente frustrante de 1 jogador
Pulo com o analógico no single-player
 Alguns checkpoints mal-posicionados
 Online com lag significativo

 

Jogo analisado com código fornecido pela desenvolvedora.

75%