AnálisesDLCPS4

Episode Prompto (Final Fantasy XV)

Análise

NOME: Não disponivel
FABRICANTE: Não disponivel
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Não disponivel
DISTRIBUIDORA: Não disponivel


LANÇAMENTOS
Não disponivel Não disponivel Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Não disponivel


Final Fantasy XV foi um jogo ame ou odeie. Apesar da discussão que pode surgir a respeito disso, uma coisa é certa: o DLC Episode Gladiolus não foi um conteúdo adicional bom. Basicamente trazia uma história desnecessária, com uma dungeon linear. Por causa disso, criou um medo de que todos os DLCs previstos seriam dessa forma.

Ainda bem que estávamos errados. Episode Prompto é um conteúdo adicional muito bem-vindo a Final Fantasy XV.

Como podemos imaginar pelo nome, controlamos Prompto neste DLC. A história acontece em um dado momento em que o personagem se afasta de Noctis da mesma forma que ocorreu com Gladio. Além de contar o que Prompto fez nesse período ausente, o jogador descobre em detalhes a origem do personagem, algo explicado apenas superficialmente no jogo principal.

A história do DLC dura cerca de 2 horas, podendo se prolongar por mais tempo com o conteúdo extra. Por causa disso, não vamos falar mais sobre ela aqui, mas apenas saiba que é interessante e vale a pena conferir.

Algo que vale mencionar, no entanto, é a presença de Aranea. Personagem misteriosa do jogo principal, ela possui seus próprios motivos aqui e ajuda Prompto. Sua presença apenas reforça algo que todo jogador de Final Fantasy XV quer: controlá-la. Infelizmente, não foi dessa vez.

Isso, porém, não significa que Prompto tenha um gameplay chato. Pelo contrário, jogar com o garoto loiro é único: você atira com R1, mira com L1, seleciona as armas com o D-Pad e triângulo executa uma manobra de bastante dano quando o oponente estiver vulnerável. Há ainda a possibilidade de ser discreto e atacar os inimigos de surpresa. Outra possibilidade é pegar as armas dos inimigos quando estão enfraquecidos. O restante dos comandos são similares a Noctis.

Por ter mais opções de armas, inclusive uma bazuca e uma sniper, o gameplay fica com um foco na ação, mas ainda mantém seu lado RPG – ainda é preciso usar poções e elixires (cuidar do seu HP) e, quando preciso, pedir para que Aranea ataque.

O DLC Episode Prompto se torna interessante também por apresentar um mundo aberto. Após a parte introdutória linear e com os tutoriais necessários, você recebe um snow mobile para usar como desejar e explorar a região. A partir desse momento você pode continuar a história principal, fazendo as missões que a continuam, ou realizar missões paralelas, como eliminar monstros.

Não espere missões paralelas elaboradas, porém, considerando o preço do DLC, é algo mais do que o esperado originalmente.

O maior problema do DLC é sua dificuldade e os chefes sem graça. Os chefes, se entrarmos em detalhes, estragará sua surpresa. Mas considerando que tínhamos Gilgamesh no DLC anterior, esperávamos algo melhor aqui. Já a dificuldade é algo complicado de se balancear, dado o fato de que Prompto já vem com um nível definido e um RPG se baseia em como você evolui o personagem. O fato de Aranea ter vida infinita e você não precisar se preocupar com ela só facilitam ainda mais as coisas.

Por fim, após finalizar o DLC, modos extras são habilitados. Há um de pontuação, da mesma forma que o de Gladiolus, mas o mais interessante é a batalha contra Aranea, que o coloca explorando ao máximo o que Prompto pode fazer.

Veredito

Episode Prompto é um DLC mais sólido e interessante do que Episode Gladiolus. Há uma história que explora e explica a origem de Prompto, um mundo mais aberto com missões principais e paralelas, e um gameplay diferente e que se mostrou funcional. Além disso, temos a melhor parceira possível: Aranea. Após terminar a história, você possui ainda outras opções de jogo. Pelo preço que o DLC é oferecido, há muito conteúdo para os jogadores. Os problemas ficam pelos chefes sem inspiração e a dificuldade quase inexistente.

DLC analisado com código fornecido pela Square Enix.


 

80%