AnálisesDLCPS3

Severed (Dead Space 2)

Análise

NOME: Dead Space 2
FABRICANTE: Não disponivel
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Não disponivel
DISTRIBUIDORA: Não disponivel


LANÇAMENTOS
Não disponivel Não disponivel Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Não disponivel


Um aviso amigo: essa análise contém spoilers para quem não jogou Dead Space: Extraction. Caso esteja jogando-o, ou pretenda fazê-lo no futuro, esteja avisado.

Dead Space 2 é um jogo excelente e com uma ótima duração, mas para os fãs de Isaac Clarke, mais Dead Space nunca é demais. É para esses fãs que foi lançado Dead Space 2: Severed, um DLC (conteúdo adicional) para Dead Space 2 (DS2) que precisa do jogo para ser acessado. Severed conta a história de Gabriel "Gabe" Weller, um soldado da força de segurança da estação espacial Sprawl e um dos protagonistas de Dead Space: Extraction. Weller é casado com Lexine "Lex" Murdoch, outra protagonista de Extraction, e ambos aparentemente viviam tranquilamente na Sprawl até o caos visto em DS2 se instaurar. Agora Gabe deve salvar Lexine dos necromorphs, e também deve salvar o filho que eles estão esperando. Lex está gravida de Gabe.

Para quem jogou Extraction essa é uma notícia tanto interessante quanto estranha. Extraction termina de forma abrupta, deixando uma cena misteriosa ao final e muitas perguntas sem resposta, mas Severed consegue ser ainda mais abrupto. O DLC começa sem nenhuma história prévia sendo contada, sem nenhum fato sendo explicado. Você só vê Gabe em uma mina, conversando com Lexine, a quem ele chama de "meu bem", e então começa a matança. A história é literalmente arremessada pela janela e o jogador não consegue nem chegar perto de entendê-la. Todo o contexto que os jogos principais da série sempre dão para os eventos aqui simplesmente não existem. Dois importantes personagens de Extraction aparecem do nada, casados e esperando um filho, e você só tem que correr e matar para chegar até sua esposa.

 

Visualmente, Severed é idêntico a DS2. Os gráficos, os efeitos de luz e sombras continuam ótimos. A armadura de Gabe é levemente diferente das de Isaac. Ela é igual à Riot Suit de DS2 mas com um capacete diferente, que possui um "olho" alaranjado. É uma mudança bem vinda e um dos poucos diferenciais em relação à DS2. A voz de Gabe é diferente da de Isaac, como era de se esperar, mas os grunhidos do personagem são os mesmos de DS2. É algo estranho a dublagem não ter sido completa.

A ação aqui é muito mais intensa do que em DS2. Como já dito, não há muita preocupação em contar mais da história do que o estritamente necessário. Severed se passa paralelamente a Dead Space 2, e em um sentido inverso àquele jogo. Severed se inicia onde DS2 termina, e seu final é exatamente onde Isaac acorda no começo do jogo. Ao mesmo tempo em que é legal ver cenários antes e depois da passagem de Isaac, é cansativo ver os mesmos cenários novamente. Eu diria que 90% das salas por onde você passa são as mesmas pelas quais Isaac passou, com apenas uns 10% de lugares novos para ver. Salas novas seriam muito bem vindas e com certeza fariam Severed ser melhor avaliado.

Também não há puzzles a serem resolvidos. Você vai jogar única e exclusivamente para andar para a frente e matar o que aparecer, levando um ou outro susto aqui e ali. Sustos, aliás, que agora definitivamente estão manjados. As "surpresas" são as mesmas de Dead Space 2. Inimigos ainda se fingem de mortos ou aparecem por trás de você. Salas com corpos indicam que Infectors estão vindo. Salas com caixotes são um sinal de Stalkers. Chega a ser engraçado como esses cenários são reutilizados de novo e de novo. A inovação com certeza é algo que falta aqui.

 

A jogabilidade é a mesma de DS2. Você começa com um Pulse Rifle diferente e com o Seeker Rifle, mas em 2 minutos tem acesso a uma loja e pode pegar a arma que quiser. Todas as armas de DS2 estão aqui, e a arma especial (Handcannon) também está disponível para aqueles que terminaram o jogo no Hardcore. Fora isso, não há nenhuma arma nova nem uma armadura diferente para Gabe. Uma novidade é a volta dos Twitchers, os inimigos extremamente rápidos e chatos de matar, mas mesmo eles aparecem poucas vezes. Terminar o DLC não permite uma rodada de New Game+ nele, algo que poderia aumentar um pouco a sua vida útil, que é muito, muito curta.

Severed pode ser terminado em bem pouco tempo. Eu joguei com calma, explorando os cenários e procurando itens, e gastei menos de uma hora e meia para terminar os dois capítulos. Não há incentivos, além dos troféus, para jogar novamente em um nível de dificuldade maior, então você deve realmente pensar se quer gastar 7 dólares para adquirir esse DLC. Aqueles que não são fãs da série provavelmente ficarão decepcionados com o dinheiro gasto em pouco conteúdo. Mesmo os fãs ficarão decepcionados com a narrativa que deixa a desejar e com a total falta de explicações para o relacionamento de Gabe e Lex. Severed era uma ótima oportunidade para expandir o universo da série, mas no final, foi uma oportunidade perdida.

75%