AnálisesPS Vita

Dead or Alive 5 Plus

Análise

NOME: Dead or Alive 5 Plus
FABRICANTE: Team Ninja
PLATAFORMA: psvita
GENERO: Luta
DISTRIBUIDORA: Tecmo Koei


LANÇAMENTOS
22/03/2013 22/03/2013 20/03/2013


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução: qHD

Jogadores: 2 (Online/Ad-Hoc)

Troféus

Cross-Play

Cross-Save

Espaço necessário para a versão download: 2588 MB


Dead or Alive 5 é um ótimo título de luta, com um pacote completo no PlayStation 3. Confira nossa análise clicando aqui.

Agora, o PlayStation Vita recebeu Dead or Alive 5 Plus (DOA5+). O que esse título possui de “plus” se no PS3 o pacote já era completo? Acredite: conseguiram deixar aprimorar ainda mais a experiência.

Todas as características presentes na versão de PS3 existem aqui (portanto, leia a análise mencionada no início do texto para saber mais): Story Mode, Arcade, Time Trial, Training, Online, etc. Não só os modos, mas os gráficos são idênticos – sim, na tela do Vita eles são lindos e fluentes e, mesmo que as fotos desta análise tenham sido tiradas diretamente do portátil, não fazem justiça com o jogo em movimento na OLED.

Todas essas características possuem “cross-play” e “cross-save” (menos “cross buy”, apenas para os DLCs). Ou seja, você pode transferir o seu save de PS3 para o Vita (mas ainda precisará pegar os troféus; e as coisas destravadas com o save do outro console ficará com uma marca – veja na imagem abaixo) e vice-versa e pode jogar com os donos de PS3 online. Mas o online continua péssimo, assim como a versão de PS3. E pior: se você não achar um adversário, o Vita fica travado em um “loop” de busca que, mesmo cancelando, não retorna ao menu principal. Você precisa fechar o software para cancelar.

Mas vamos ao que interessa: o que há de novo e exclusivo nesta versão? Primeiramente as funções menos chamativas: você pode escolher as músicas dos cenários agora, através de uma opção no menu principal, além de ver todas as cutscenes do Story Mode quando desejar. Também existe a “Touch Fight”: trata-se de uma luta em primeira pessoa de forma muito casual. Toque na tela para atacar a CPU. Só isso. Você pode deslizar em diferentes direções para diferentes efeitos, assim como segurar na tela para defender, etc. Pode também colocar o Vita na vertical para ter uma melhor visão do seu oponente. É um modo limitado, casual e que depois de três lutas fará você desistir dele.

Mas não acaba por aí as novidades. Há duas adições que fizeram falta no PS3: um Tutorial extremamente completo e uma opção para treinar combos verdadeiros dos personagens. Há um “Command Training” ainda, como o de PS3 (simplesmente faça todos os movimentos que o personagem possui, conforme o jogo pede a você), mas neste novo modo existe um número de combos que você pode aprender com os personagens. E melhor: alguns são difíceis, mas muitos são simples e podem ensiná-lo a melhorar seus movimentos nas lutas “verdadeiras”.

E o “ensinar” não acaba por aí. O tutorial completo é, realmente, completo. Com diversas lições, você aprenderá com detalhes toda a mecânica do jogo. É extremamente útil, mesmo se você acha que sabe tudo sobre DOA.

Dead or Alive 5 Plus é uma ótima adição à biblioteca do Vita. O online é horrível, mas há muitas opções offline a serem feitas. Mas se você jogou a versão de PS3, não terá muitas novidades: apenas o Tutorial e o desafio de combos ocupará o seu tempo. O “touch fight” é inútil e sem graça.



— Resumo —


+
Pacote mais do que completo


+
Todas as características da versão de PS3 presentes


+
Aspectos técnicos (gráficos, sons, jogabilidade)


+
Novos modos (Tutorial e Combos)





Online





Touch Fight





Poucas novidades para quem jogou a versão de PS3

90%