ONWIN365

Batman: The Enemy Within – Episode 2

[ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS DO EPISÓDIO 1 E ALGUNS PONTOS DO 2. SE SE VOCÊ NÃO JOGOU, RECOMENDO LER APENAS O VEREDITO]

No segundo episódio de Batman: The Enemy Within, chamado O Pacto, temos Bruce investigando o novo grupo que está espalhando o caos em Gotham City. Para isso, o herói deverá se infiltrar no bando através de seu amigo e ex-companheiro do Asilo Arkham, João Ninguém, descobrindo quem são os novos inimigos e suas intenções em atacar Gotham.

Mais uma vez temos a reinterpretação de diversos vilões conhecidos do universo do Cavaleiro das Trevas. Com a estreia de Bane, Mr. Freeze e Arlequina, a gravidade da situação fica bem maior do que nos episódios anteriores, já que há mais ameaças envolvidas.

E em uma boa reviravolta para a história, Bruce precisará não apenas enfrentar seus inimigos, mas juntar-se a eles para descobrir seus reais motivos, e aí entra o papel do João Ninguém. O Coringa desse universo é manipulado por Bruce nesse episódio de tal maneira que vai ser muito interessante ver as consequências no psicológico do vilão após descobrir as reais intenções de Bruce ao se juntar ao grupo. É quase como se estivéssemos assistindo dois trens seguindo para uma colisão e, apesar de termos algumas escolhas, o final terá consequências terríveis para os personagens.

O episódio tem um ritmo consistente e convincente, seguindo a trajetória de Bruce para se aliar ao grupo inimigo. Mesmo não apresentando os quebra-cabeças ou a sinergia de Bruce com o Comissário Gordon do episódio anterior, o segundo episódio serve mais para apresentar os vilões da nova temporada, destacando a Arlequina, a líder do grupo.

Ainda há muito chão pela frente na temporada, então será interessante se personagens como Mr. Freeze e Bane forem mais desenvolvidos, especialmente o segundo, que nesta nova versão fica mais parecendo um bandido genérico do que um personagem relevante para a história – tirando sua força bruta, claro.

Apesar de criar sua própria interpretação para os vilões, a Telltale não esconde suas referências, com algumas alusões a cenas e momentos clássicos do herói nos quadrinhos. Uma em particular, que remonta um momento clássico do arco Knightfall do herói, tem um "twist" interessante.

Além dos vilões, a presença onipresente de Amanda Waller é cada vez mais sentida por Bruce. O dilema entre levar em conta os planos de Waller contra a administração do Comissário Gordon em Gotham é interessante e parece se desenvolver mais e mais durante a temporada. Será interessante ver um payoff sobre a questão de Bruce escolher um dos dois lados.

Infelizmente, a Telltale mais uma vez deslizou na questão da tradução, apresentando um erro em que as legendas em PT-BR alternam constantemente com as em inglês (veja o vídeo no início do texto para conferir o problema). Isso provavelmente vai ser arrumado futuramente, mas foi algo vergonhoso para uma empresa já com tanta tradição em games no formato episódico. De resto, felizmente, a engine do jogo rodou bem e apresenta um visual bem bonito para os padrões da empresa.

Veredito

Apresentando uma nova leva de vilões, o segundo episódio de Batman: The Enemy Within acrescenta elementos que tornam o plot da temporada cada vez mais interessante para os fãs do herói. A “amizade” de Bruce e João Ninguém é desenvolvida de tal forma que só podemos esperar o final mais dramático e pessoal possível para a relação entre o Cavaleiro das Trevas e o (futuro) Palhaço do Crime, criando uma relação até então inédita entre os dois personagens se os compararmos com outras mídias.

Jogo analisado com o código fornecido pela Telltale Games.


 

Winz.io

Veredito

80

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict

Featuring a new wave of villains, the second episode of Batman: The Enemy Within adds elements that make the plot of the season increasingly more interesting for the hero’s fans. The “friendship” of Bruce and John Doe is developed in such a way that we can only expect the most dramatic and personal end possible for it between the Dark Knight and the (future) Clown of Crime, creating a previously unheard of relationship between the two characters if we compare with other media.


Artigo anterior
Próximo artigo