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Castle Crashers

Em uma geração recheada de mesmice por parte dos infindáveis Shooters que a povoam, nós, jogadores, eventualmente sentimos falta de algo original ou, ao menos, diferente. A verdade é que as super-produções estão cada vez tomando mais espaço – um processo natural, em vista dos custos cada vez mais caros de se desenvolver um jogo. Entretanto, os sistemas online da Microsoft e da Sony vem se provando consistentemente como ótimos lugares para jogos indies, ofertando-nos pérolas como Joe Danger e Braid. Castle Crashers (CC) é um título "cult", lançado na XBox Live Arcade em 2008, chegando à PSN mais de 2 anos depois com seu visual colorido e humor bizarro, carregando o mesmo impacto que obteve em seu lançamento original. 

 

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Desenvolvido pela The Behemoth, CC é um jogo de ação 2D que se passa em um universo medieval fictício. Um mago sombrio rouba um poderoso cristal e sequestra algumas Princesas. O Rei envia, então, 4 cavaleiros para enfrentar o Mago, resgatar as Princesas e salvar o mundo. A história não tem grandes desenvolvimentos, "plot twists" ou até mesmo cutscenes emocionantes, mas é lotada de momentos divertidíssimos, como o enterro de um certo Boss ou o sensacional Milho Gigante, simplesmente impagáveis.  

 

Basicamente, CC é um jogo de progressão 2D com múltiplos planos (ou seja, você progride lateralmente, mas pode andar em vários níveis do cenário) Embora pareça ser um título de plataforma, o jogo possui apenas algumas poucas sessões de pulos ou corridas, e seu enfoque é quase integralmente o combate, no estilo dos bons e velhos Beat ‘em Ups, como Streets of Rage. Existem botões para ataques fracos e fortes, e com o passar do jogo, você adquire combos que usam sequências de ambos. Além disso, segurando-se R2 e usando o botão de ataque forte, você consegue usar Magia, que é diferente para cada personagem. Um outro aspecto importante do combate são os itens, que vão de bombas e poções de recuperar energia a uma pá para cavar alguns lugares no mapa, para obter mais itens ou dinheiro.

 

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O mapa do jogo possui um bom tamanho e as fases são variadas, construídas de forma a estimular uma leve exploração que não fica como empecilho ao combate, por vezes frenético até demais. Inimigos cercam o jogador por todos os lados e podem oferecer uma resistência brutal, podendo ser frustrante jogar sozinho. A verdade é que CC foi feito para ser jogado em Multiplayer, e o jogo está facilmente em seus melhores momentos quando jogado com amigos. Jogando em 2, 3 ou 4 pessoas, o jogo se torna mais fácil e absurdamente divertido – como o jogo fornece inimigos de forma proporcional ao número de jogadores, um Multiplayer de 4 pessoas garante um caos interminável na tela. Além disso, jogar com amigos facilita sua evolução, e você provavelmente já caminhará bem melhor sozinho quando atingir o Level 10. Motivos para se jogar sozinho, entretanto, não existem. CC implora por Multiplayer, e em se tratando de Co-Op, CC está no topo do quesito diversão, e este é o objetivo primário do título da The Behemoth.

 

O visual e o som são bastante bastante cartunescos, pegando muito de seu estilo emprestado das animações em Flash de sites como o Newgrounds. Este estilo casa perfeitamente com a proposta do jogo, e assim como em Fat Princess, fica ótimo quando contrastado com a violência absurda do título. Sim, o visual "fofo" pode enganar à primeira vista, mas CC é extremamente sanguinário. Inimigos são decapitados incessantemente, enquanto sangue, membros e ossos completam as decorações dos castelos. Alguns inimigos são queimados vivos, outros possuem seus torsos rasgados enfim… verdadeiramente "gore". Se você quiser jogar com seu irmão menor/filho/sobrinho ou similar, porém, há uma opção de se desligar esta violência, tornando CC um verdadeiro jogo-família. 

 

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Se existe um ponto no qual CC peca é na variedade dos 4 Cavaleiros. Como você vai ganhando níveis com o passar do jogo e pode elevar suas habilidades como bem entender, os 4 personagens principais são basicamente iguais, diferindo-se apenas em suas magias – o que é muito pouco para diferenciá-los, visto o enfoque do jogo no combate corpo-a-corpo. Cada Cavaleiro tem seu Level independente, o que pode ser um pouco irritante se você quiser simplesmente mudar o personagem por causa da Magia. Como o seu Level é fator-chave para sua sobrevivência, você terá que se ater ao seu Cavaleiro inicial ou arriscar jogar praticamente tudo outra vez.
 

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CC possui um tamanho razoável, mas não se engane. Além do modo história, há também uma Arena para vários tipos de combate Player VS Player, além de um inusitado mini-game de Vôlei. Aliado aos troféus, à vasta quantidade de armas e ao extremamente difícil Insane Mode, estas pequenas adições prolongam em muito a vida útil de CC. A um preço de 15 dólares e oferecendo a diversão que possui, CC é facilmente um dos melhores jogos disponíveis na PSN. Indispensável para quem gosta do gênero 2D ou quem aprecia um toque de originalidade no mundo marrom das super-produções modernas.

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