NBA 2K21

Depois de ter divulgado oficialmente o primeiro trailer de NBA 2K21 para a próxima geração, a 2K continuou a revelar mais detalhes sobre as diferenças que o jogo terá no PS5 e Xbox Series em relação as versões para consoles atuais através do mais recente Courtside Report.

Nesse novo post, o diretor de gameplay de NBA 2K21, Mike ‘Beluba’ Wang, entrou em maiores detalhes sobre os fundamentos do jogo, incluindo as mudanças incorporadas no Pro Stick para arremessos e dribles, alterações no sistema de passes e mais.

Pro Stick – Arremessos

Segundo a 2K, as mudanças no Pro Stick serão as diferenças de gameplay mais óbvias para os jogadores familiares com a série. A promessa é que a nova geração permite levar as possibilidades de arremesso e drible para níveis ainda maiores, dando mais ferramentas para os jogadores marcarem pontos. Algumas das mudanças prometidas são:

Controle do Arco de Arremesso: Uma das principais mudanças introduzidas no NBA 2K21 foi a introdução do Shot Aiming, que agora permite aos jogadores determinarem o tempo e mirar seus arremessos. Através dele, é possível puxar o Shot Stick para baixo e, a depender de como ele for empurrado para cima, o arremesso pode pender para o lado esquerdo ou direito. Na próxima geração, a velocidade com que os jogadores movem o Stick também irá determinar o arco do arremesso. Um movimento lento, criará um arco mais agudo, enquanto movimentos rápidos tornará seus arremessos menos angulados. Além disso, haverão bônus de êxito para o jogador que acertar o arco ideal, então será necessário praticar para dominar suas habilidades.

Controle de uso de tabela: Movimentos rápidos (ou mirar em direção à tabela) irá te permitir arremessar usando elas. Isso funcionará tanto para arremessos normais quanto para bandejas, então será possível emular as habilidades de jogadores como Dwyane Wade ou Tim Duncan.

Medidor de Arremesso: O Shot Meter é uma das ferramentas mais importantes para arremessos e, na próxima geração, ele terá um novo visual e terá um papel maior nos seus acertos e erros. Ele se tornou mais fácil de identificar, além de ser adicionado um marcador para os indicadores de mira e timing que torna mais fácil realizar arremessos perfeitos. A janela do Shot Meter agora é azul e irá crescer ou diminuir a depender da habilidade do jogador, o grau de dificuldade do arremesso e o quão bem ele é defendido. Haverá um ponto preto no meio que marca o ponto ideal de timing/mira, sendo preciso acertá-lo para conseguir um acerto verde, o qual teve novos efeitos visuais adicionados. A ideia é tornar mais fácil para os jogadores entenderem a diferença entre um bom e um péssimo arremesso.

Toque ao redor do Aro: O timing para bandejas é algo que muitos jogadores tem dificuldade, graças ao fato de cada tipo de bandeja tem um ponto de lançamento e tempo de reação distintos. Para a próxima geração, a 2K decidiu desativar o timing em bandejas como padrão o botão de arremesso, mas para os jogadores que querem mais desafio, os medidores foram completamente redesenhados para dar mais controle ao jogador. Isso significa que os jogadores que se dedicarem a dominar os controles com o stick terão mais vantagens em finalizar bandejas contestadas/com contato, mas precisarão manter a concentração pra não errarem bandejas mais fáceis.

Além disso, a equipe dedicou bastante tempo a melhorar a seleção de bandejas para detectar ameaças defensivas e escolher melhor a posição para soltar a bola. E, caso o jogador queira ter controle total, também foi melhorada a habilidade de finalizar exatamente onde você quer usando o Pro Stick. Haverão também menos finalizações “definidas” e animações de contato te levando para o local errado. A CPU faz um trabalho melhor para determinar a posição correta, exigindo que você repense o seu estilo de defesa no garrafão.

Criador de Arremessos: Os arremessos após o drible foram reestruturados e novos pacotes de jogadores-chave como LeBron James e Luka Doncic foram adicionados. Esses novos pacotes de arremesso são tão bonitos quanto são efetivos e são uma arma importante para os criadores de arremesso. Pull-ups foram separados em duas categorias: controlados ou de alto momentum. Pull-ups controlados tem um melhor posicionamento de pés e são mais balanceados enquanto pull-ups com alto momentum (ativados ao segurar o botão de corrida) criam mais separação da defesa, mas são mais difíceis de acertar. Então assim como na vida real, é importante ter controle sobre seu arremesso e colocar seus pés sob você, mas jogadores habilidosos podem realizar arremessos difíceis sobre as defesas como MJ ou Kobe.

Reconhecimento da Linha de 3 Pontos: Algumas nuances foram melhoradas graças ao hardware da nova geração. A adição de poder computacional permite aos engenheiros da 2K melhorar a tecnologia de IK (inverse kinematics) e de fixação dos pés, fazendo com que a preparação para o arremesso pareça mais real e também melhorar o reconhecimento da linha de 3 pontos. No passado, você ou deslizava para a linha de 3, o que parecia bem ruim, ou pisava na linha para um arremesso de dois pontos. Mas agora nós ajustamos o posicionamento dos pés em tempo real quando você está próximo da linha para garantir que isso não aconteça mais. Parece bem natural e trará alívio aos jogadores sabendo que eles receberão crédito por uma cesta de 3 pontos quando acertam.

Pro Stick – Dribles

Na questão do manuseio da bola, muitos jogadores gostaram dos novos movimentos e sistema de combos melhorado nessa geração. Esses mesmos movimentos estarão disponíveis na próxima geração, mas em um nível ainda maior.

Controle de Velocidade: A próxima geração trouxe a oportunidade de adicionar a habilidade de controlar a velocidade dos seus movimentos baseados no quão devagar ou rápido você mexe o Pro Stick. Agora os jogadores terão a habilidade de mudar a sua velocidade e apresentar aos defensores várias situações distintas que tornará mais difícil ficar na sua frente. Será possível conduzir a bola lentamente e então usar crossovers rápidos, misturando ainda movimentos de assinatura e a adição dos movimentos de escapada, dando aos dribladores uma quantidade insana de combos à disposição, o que será combinado com novas animações anklebreakers.

Sauce: Há um monte de novos dribles para a próxima geração. LeBron tem o drible suspenso que funciona estranhamente bem na vida real e James Harden tem uma sequência entre as pernas mais rápida, entre outros. E se você chegar os movimentos de Stepback, você agora pode equipar paradas rápidas (realizadas ao pressionar L2) assim como vários stepbacks laterais.

Park Handles: Movimentos de drible no Park, agora realizados clicando L3, agora estão ligados a medalha de nível Hall of Fame do Tight Handles. Então se você se encontrar acidentalmente rolando no chão enquanto quebrar uma defesa no park, tente reduzir Tight Handles em um patamar.

Ameaça Tripla: Uma das primeiras coisas que se aprende ao ser treinado para jogar basquete é o uso da ameaça tripla. É uma habilidade fundamental que todos os jogadores precisam ter, mas para jogadores como Carmelo Anthony, também é o seu principal para pontuar em situações de 1-contra-1. O jogo de ameaça tripla do NBA 2K21 recebeu várias melhorias para a próxima geração. Agora há toda uma variedade de movimentos e primeiros passos a sua disposição. Hesitações, escapadas, stepbacks, cruzamentos e partidas diretas… Se você já viu sendo realizado em uma partida da NBA, a chance é que você consegue fazer no jogo. E assim como em size-ups, a velocidade de controle do Pro Stick funciona na ameaça tripla também. Então você tem controle total tanto da direção quanto velocidade dos seus passes e fakes pelo quão lenta ou rapidamente você move o stick.

Passes

Os passes receberam várias melhorias no pulo para a próxima geração. Começando, a física da bola foi refeita para melhorar o passe picado. A localização do quique, especialmente em passes longos, parece muito mais preciso com a realidade e a bola respeita a rotação e fricção do chão de maneira mais realista. Em adição a isso, as melhorias de física agora permite aos jogadores realizarem pontes-aéreas quicando a bola. Esses reajustes da física também melhoraram as pontes feitas com a tabela, assim como a adição de passes picados com toque pela primeira vez na história do 2K.

NBA 2K21 introduz algumas pequenas diferenças na mecânica de Lead Pass para os seus criadores. Agora simplesmente apertar triângulo irá guiar o companheiro para o aro ou pelo perímetro para ficar atrás da linha de três pontos baseados na sua posição na quadra e seu movimento atual. Se você vir um companheiro indo para a cesta, você pode rapidamente dar a bola para eles para uma enterrada rápida com um só botão. Segurar o botão de Lead Pass funciona como um passe regular agora, te permitindo mirar para entregar a bola recebedores mais distantes, perfeitos para finalizar uma transição ofensiva.

A precisão dos passes e a transição em passes e recebimento da bola para o movimento geral também estão mais lisos agora. De forma similar, a captura se tornou mais precisa no geral, especialmente em situações arriscadas como pegar a bola próximo da lateral ou nos cantos da quadra. Também foi implantado um novo sistema de captura da bola para um tempo de resposta melhor e visualmente mais interessante quando da transição de pegar a bola para a infiltração. Realizar ou receber passes será melhor na próxima geração e definitivamente vai abrir mais a quadra e recompensar as equipes que movimentam a bola de forma efetiva.

NBA 2K21 será lançado para Xbox Series no dia 10 de novembro e para PlayStation 5 no dia 12 de novembro nos EUA e 19 de novembro para o resto do mundo.

Winz.io