Em sua conferência na Game Developers Conference, Hideo Kojima disse claramente que Metal Gear Solid: Ground Zeroes e The Phantom Pain seriam Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Ou seja, que os dois games juntos seriam apenas um só. Porém, esse não é o caso.

O site Siliconera conversou com a Konami sobre a possibilidade de Ground Zeroes exisitir separadamente e o diretor de relações públicas, Jay Boor, informou que é exatamente esse o caso: são dois jogos separados ainda.

"Ground Zeroes e The Phantom Pain são dois jogos separados", disse Boor ao site Siliconera. "GZ será o prólogo para The Phantom Pain".

No seu Twitter, Hideo Kojima disse que Ground Zeroes é um prólogo de MGSV, sendo que TPP se passa nove anos após GZ. O gameplay mostrado é o início de The Phantom Pain.

Atualizado: quando pressionado, Boor não sabe dizer se os jogos estarão no mesmo pacote/disco. Ele também não pode confirmar as plataformas de Ground Zeroes. Dado esses fatos, considere as informações acima, por enquanto, como algo não confirmado, considerando todos os anúncios feitos na GDC.
 

2ª Atualização: Segundo os sites PlayStation LifeStyle e Gaming Everything, Metal Gear Solid: Ground Zeroes é, de fato, o prólogo de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Mas não há indícios de que seja um jogo separado. O representante da Konami deve estar, muito provavelmente, enganado com seu comentário.